Câmara Municipal de Ouro Preto - Vereador Juliano Ferreira participa de mesa do Festival de Turismo de Ouro Preto

Na última sexta-feira (9), o presidente da Câmara de Vereadores de Ouro Preto, Juliano Ferreira (MDB), participou de uma mesa de debates do Festival de Turismo, evento realizado entre os dias 7 e 11 de agosto no Centro de Artes e Convenções da UFOP.

A mesa debateu o tema “Gestão de Parques – Ecoturismo, Aventura, Sustentabilidade e Negócios” e foi mediada por Débora Andreia Neves Lemos, doutora em meio ambiente. Também participaram do encontro Aline Abreu, bióloga e coordenadora Ambiental do Parque do Caraça; Ricardo Eustáquio Fonseca Filho, professor da UFOP, e Edenir Ubaldo Monteiro, representando Antenor Rodrigues Barbosa, secretário municipal de Meio Ambiente.

Os painelistas falaram sobre as dificuldades e desafios atuais enfrentados pelas unidades de conservação; sobre como atrelar a Gestão Ambiental dos Parques ao Desenvolvimento Sustentável da Comunidade, inserindo-os aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS); abordaram, também, se a privatização da Gestão seria um meio de transformar as Unidades de Conservação em autossustentáveis e como o Turismo 4.0 poderá acelerar esses processos e ainda demonstrar a importância da conservação.

Durante a apresentação, o vereador Juliano Ferreira falou sobre o Parque Arqueológico Morro da Queimada, que fica na serra de Ouro Preto e abriga vestígios de residências e serviços de mineração dos séculos XVIII e XIX, um dos principais palcos da Sedição de 1720, conhecida como Revolta de Felipe dos Santos. O Parque tem uma vista panorâmica do centro histórico de Ouro Preto e do Pico Itacolomi, marco que orientou os primeiros bandeirantes e que individualiza a paisagem local.

Anterior Câmara de Vereadores de Ouro Preto informa sobre ponto facultativo