Vereadores aprovam criação da Semana do Artesão em Ouro Preto

Câmara Municipal de Ouro Preto - Vereadores aprovam criação da Semana do Artesão em Ouro PretoDurante a reunião ordinária dessa terça-feira (13), foi aprovado, em redação final, o projeto de lei nº 89/2018, que institui a Semana do Artesão em Ouro Preto, a ser celebrada, anualmente, na semana do dia 19 de março. O documento é de autoria dos vereadores Chiquinho de Assis (PV), Geraldo Mendes (PCdoB) e Zé do Binga (PPS).

De acordo com a lei, são objetivos da Semana Municipal de Artesão: valorizar e incentivar o artesão e o artesanato produzido em Ouro Preto; estimular o interesse da sociedade na promoção, na proteção e no apoio ao artesão e ao artesanato produzido no município; disseminar informações sobre a produção do artesanato local e ofício do artesão; sensibilizar os diversos segmentos da sociedade para que compreendam, apoiem, incentivem e promovam o artesanato ouro-pretano e os responsáveis por sua produção.

Chiquinho de Assis, um dos autores do projeto, descreve que “o intuito é a valorização dos nossos artesãos. Recentemente, tivemos uma notícia muito importante que o Passo da Misericórdia receberá uma sala do artesanato, sendo Ouro Preto uma referência de toda região. Então, aproveitamos essa oportunidade para refletir numa semana inteira sobre nosso artesanato, no dia que é considerado o dia nacional do artesão, que é dia de São José, que era marceneiro e carpinteiro”.

A ideia é celebrar e comemorar, mas também refletir, criar debates, feiras, exposições e cursos, além de fomentar a diversidade do artesanato nos distritos, por exemplo. “Tem tanta coisa para oferecer, precisamos fortalecer isso e valorizar a nossa Feirinha de Pedra-sabão, que vem mostrando uma identidade do artesanato da terra de Aleijadinho, que é o grande patrono das artes no Brasil”, acrescenta o vereador.

O projeto agora segue para ser sancionado pelo prefeito Júlio Pimenta (PMDB). As reuniões ordinárias da Câmara de Vereadores acontecem às terças, às 16h, e às quintas, às 9h. São abertas ao público e transmitidas ao vivo pelo site e fanpage da Câmara no Facebook, além da TV local, site e rádios parceiras.

Anterior Parlamento Jovem 2018 promove aula inaugural