Câmara Municipal de Ouro Preto - Vereadores da Câmara de Ouro Preto visitam concessionária responsável pela coleta de lixo na cidade

Vereadores da Câmara de Ouro Preto vão à sede da Concessionária da Coleta de Lixo no Município

Diretor da Eco System recebeu vereadores de Ouro Preto na sede da empresa

20-02-2013

Logo após a 13ª Reunião Ordinária da Câmara de Ouro Preto, realizada na noite da última terça-feira (20), o Presidente do Legislativo, Léo Feijoada (PSDB), e os vereadores José Geraldo “Zé do Binga” (PPS), Alysson Gugu (PPS), Solange Pereira (PPS), Nicodemos Matos (PTdoB) e Chiquinho de Assis (PV) visitaram a concessionária da coleta de lixo e limpeza urbana no Município, a empresa Eco System.

Os problemas na execução do serviço têm sido constantemente debatidos nas Reuniões de Vereadores por deixar os bairros da sede e dos distritos de Ouro Preto com lixeiras saturadas e acúmulo de lixo pelas ruas.

No dia seguinte, parte dos vereadores retornou ao local e foi recebida pelo diretor da Eco System, Josilton. O representante da empresa apresentou como justificativa as falhas existentes no contrato – o qual se arrasta ao longo de anos por meio de contratações de emergência, mas está sujeito a uma rescisão, ainda que o término esteja previsto para o mês de março deste ano.

O Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Eduardo Evangelista, esteve no Plenário da Câmara durante a reunião de vereadores de terça-feira e informou sobre as ações do Executivo. “Estávamos preparando para fazer uma contratação e tivemos que antecipar o processo devido a esses diversos problemas que vinham acontecendo nos últimos dias”, pontua o Secretário. A previsão é para que o contrato seja encerrado nesta sexta-feira (22).

Para o Presidente da Câmara, Léo Feijoada, “o Município não pode permitir que a coleta de lixo seja interrompida, ao mesmo tempo que não pode pagar por um contrato que determina que o pagamento seja condicionado à tonelada de lixo recolhido, sendo que não há balança para pesagem”, destaca o legislador em apoio a um novo formato da contratação.

Comissão Especial – A Câmara de Ouro Preto formou uma Comissão Especial composta pelos vereadores Nicodemos Matos, Dentinho da Rádio (PT), Zé do Binga e Chiquinho de Assis para acompanhar o caso.

O vereador Dentinho da Rádio destaca que “é preciso trazer mecanismos para uma revitalização da coleta do lixo”. Entre as sugestões do parlamentar estão a compra de caminhões pelo Município e a utilização da mão de obra dos garis efetivos da Prefeitura. “Dessa maneira, quem sabe poderemos economizar recurso para, um dia, fazer uma usina de beneficiamento do lixo para cidade de Ouro Preto”, completa.

Anterior Câmara debate sobre o Carnaval de Ouro Preto e enchentes em Amarantina e Cachoeira do Campo