Vereadores estudantes discutem sistema de cotas

Na última sexta-feira , 19 , os Vereadores Estudantes reuniram-se na Câmara Municipal de Ouro Preto para um bate-papo sobre a adoção dos sistemas de reserva de vagas nas universidades públicas para negros e estudantes de escolas públicas.

Conduzida pela coordenadora do projeto Vereador Estudante, Laura Fina, a reunião contou com a participação de Ricardo Bouez, membro do comitê pró-cotas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). “ O nosso objetivo principal foi abrir horizontes, discutir e ampliar com os vereadores estudantes este debate nacional que tem grande destaque em nossa cidade”, declarou Laura Fina .

A presidente da Câmara Estudante, Bárbara Maciel Cunha, aluna do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, considera justa a reserva de vagas para estudantes de escolas públicas apesar de estudar numa escola particular “Acho que é justo porque os alunos de escolas públicas não são tão bem preparados quanto os das escolas particulares. As cotas permitem que esses alunos avancem nos estudos”, declarou
O vereador estudante Sandoval Mendes, aluno da Escola Estadual Marília de Dirceu, também disse ser favorável à adoção do sistema de cotas. “Eu acho que o sistema de cotas para negros e pessoas mais necessitadas é muito importante porque vemos que a maioria das pessoas que entram nas universidades públicas são as que tem boas condições financeiras” afirmou Sandoval .
Depois da reunião, os Vereadores Estudantes foram de Maria Fumaça a Mariana, onde visitaram a Câmara Municipal da cidade, a primeira a ser implantada em Minas Gerais.
Anterior Na quinta-feira, Câmara se reúne em frente à cadeia