Vereadores Estudantes entregam ao prefeito propostas para juventude

Câmara Municipal de Ouro Preto - Vereadores Estudantes entregam ao prefeito propostas para juventude

A Câmara Estudante se reuniu numa sessão solene na última sexta-feira, dia 15 de dezembro, para entregar ao prefeito Ângelo Oswaldo (PMDB) e ao presidente da Câmara, vereador Wanderley Rossi Kuruzu (PT), um diagnóstico relatando as necessidades e aspirações da juventude de Ouro Preto. O diagnóstico foi baseado em informações levantadas durante uma série de encontros temáticos promovidos nas escolas da sede do município e dos distritos pelo Projeto Vereador Estudante. Dados de pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Neaspoc (Núcleo de Estudos Aplicados da Ufop) ajudaram a complementar o relatório, que também contém uma série de sugestões dos jovens ouro-pretanos para o Executivo e o Legislativo municipais relacionadas à elaboração de políticas públicas para a juventude.

Ao receber o diagnóstico, o prefeito Ângelo Oswaldo cumprimentou os vereadores estudantes pelo interesse que demonstraram em refletir e participar dos problemas e desafios enfrentados por Ouro Preto. “O Vereador Estudante é mais uma das belas iniciativas da Câmara em 2005, ano em que o Legislativo teve uma participação marcante em todos os eventos realizados na cidade”, declarou. Ângelo Oswaldo prometeu aos vereadores estudantes analisar com interesse uma das principais propostas do documento que recebeu: a criação de um órgão na Prefeitura especializado em traçar políticas públicas para a juventude. “O responsável pela juventude na Prefeitura terá que ser um coordenador que articule os contatos entre as secretarias, escolas e a universidade. Somadas todas estas forças, os jovens certamente terão projetos e propostas efetivas para a melhoria do seu presente e a garantia do seu futuro”, explicou Ângelo Oswaldo.

Toda a cerimônia, que aconteceu no plenário da Câmara, foi marcada por um clima alegre e repleto de jovens, já que 80% da platéia presente era formada por menores de 18 anos. A descontração ficou ainda maior com a apresentação do grupo de dança de rua “Super Star B-Boys”, do bairro da Piedade. O DJ Teko, que é uma liderança cultural no município, comandou a entrega de certificados a grupos e pessoas que se destacaram em trabalhos para a juventude. Além dos “Super Star B-Boys”, também foram homenageados o vereador Mateus Nunes (PT), que recebeu o certificado pelo trabalho de incentivo cultural do grupo de dança de rua de Antônio Pereira “Star Dance” e o coordenador do projeto “Vereador Estudante”, Marcos Alcântara, que recebeu o certificado de destaque em promoção de políticas públicas para a juventude das mãos do vereador Kuruzu. “Esse certificado de destaque também vai para todos os vereadores estudantes, que me ajudaram nesse trabalho de elaborar políticas públicas para a juventude junto com os próprios jovens”, declarou Marcos Alcântara.

O presidente da Câmara, vereador Wanderley Rossi Kuruzu (PT), autor do projeto que criou o “Vereador Estudante”, declarou que os resultados alcançados durante o ano ultrapassaram as suas expectativas. “Fiquei surpreso e muito feliz com o interesse que o projeto despertou nos adolescentes. O Vereador Estudante teve uma estreia que agradou a toda a Câmara Municipal, que já se prepara para receber os próximos vereadores-estudantes no ano que vem”, afirmou Kuruzu.

A presidente da Câmara Estudante, Letícia Rodrigues, contou como a sua participação no projeto mudou a sua visão a respeito do mundo da política. Letícia, que acompanhou o presidente da Câmara Municipal durante todo o dia 16 de dezembro, disse que só se candidatou ao cargo por “insistência dos colegas”. “Eu era como a maioria dos jovens, não gostava nem de ouvir falar em política. Hoje, além de entender mais sobre o assunto, sei como a política é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa”, concluiu.

Foto: Wanderley Kuruzu, presidente da Câmara de Ouro Preto, Letícia Rodrigues, presidente da Câmara Estudante, e o prefeito Angelo Oswaldo

Publicado por: Assessoria de Comunicação em 19/12/2005

Anterior Legislativo homenageia quem cuida do nosso patrimônio