Vereadores Estudantes são empossados pelo Legislativo ouro-pretano

Câmara Municipal de Ouro Preto - Vereadores Estudantes são empossados pelo Legislativo ouro-pretanoVinte e cinco estudantes tomaram posse no projeto Vereador Estudante 2018 em cerimônia realizada nessa quinta-feira (26). O programa é promovido pelo Centro de Atendimento ao Cidadão (Cac), da Câmara Municipal de Ouro Preto, e tem como objetivo estimular a participação dos estudantes do Ensino Fundamental na prática legislativa do município e no exercício da cidadania.

Durante o mandato, com duração de um ano, os jovens dos 8º e 9º anos das escolas municipais participam de atividades de capacitação como seminários, visitas técnicas e palestras sobre o funcionamento do Poder Legislativo em Ouro Preto. Além disso, eles elaboram indicações, representações, requerimentos e até projetos de lei para serem apresentados aos vereadores titulares.

Participam do projeto neste ano: Adrian Menezes; Aurora de Souza Silva; Barbara Jarone; Bianca Kaila Dias; Cyntia Gabriele Aparecida; Gabriel de Oliveira Duarte; Gabriel Eduardo Gomes; Gabriel Ribeiro; Giovanna Luísa Ferreira; Guilherme Henrique da Silva; Jonnathan Henrique Martins; Katarine Ricaldoni Leandro; Laura Aparecida; Marcela Manoela; Maria dos Anjos Rojas; Marlon Bruno Rodrigues Gonçalves; Mayara Rillary Teixeira; Pedro Henrique de Oliveira Carvalho; Pedro Muniz; Pedro Simão; Pierre Rodrigues; Robson Miliano da Penha; Sabrine de Paula dos Santos; e Thayssa Gabriele Aparecida.

O vereador estudante Gabriel Marques, de 16 anos, aluno da Escola Municipal Izaura Mendes, integrou a iniciativa em 2017 e foi reeleito agora como vereador suplente. “Sentimos a obrigação de dar continuidade ao nosso trabalho. É muito bom estar de volta, pois não buscamos melhorias apenas para a nossa escola, mas, também, para a cidade. Hoje, é muito importante a participação do jovem na política, visto que queremos os nossos direitos”, disse.

O presidente da Câmara, Wander Albuquerque (PDT), enfatizou a importância do programa do Legislativo, que visa a inclusão dos adolescentes na política. “É muito gratificante ter esses jovens participando da política, principalmente na nossa cidade que passa por dificuldades. Assim, quanto mais pessoas e jovens atuando nas suas escolas, bairros e distritos, dialogando em casa e com amigos sobre política, Ouro Preto só tem a ganhar. Os projetos que esses vereadores estudantes elaborarem podem, inclusive, virar projetos de lei. A Câmara dá total apoio ao programa”.

A vereadora Regina Braga (PSDB) parabenizou o Legislativo pela realização de iniciativas voltadas para os jovens e ainda destacou a participação das mulheres na política. “Nesse mandato, temos apenas eu como vereadora, o que tenho muita honra. Já no vereador estudante temos sete meninas. Isso me deixa muito feliz, pois vemos um futuro com mais mulheres na política”.

Para o coordenador do projeto vereador estudante, Pedro Henrique Alves, “temos a intenção de politizar esses adolescentes, deixá-los cientes do real papel que eles têm na sociedade, sabendo o tanto que eles podem influenciar nas decisões tomadas na nossa cidade, além de conhecer e valorizar Ouro Preto e seus distritos”.

De acordo com o coordenador do CAC, Gabriel Neme, “as atividades serão realizadas até o mês de novembro deste ano, com uma programação recheada de visitas técnicas, passeios ecológicos e turísticos, conhecimento dos bairros e localidades, visando, ainda, à inclusão social”.

Além dos vereadores estudantes, participaram da cerimônia os titulares: Chiquinho de Assis (PV), Regina Braga (PSDB), Wander Albuquerque (PDT) e Zé do Binga (PPS). Para mais informações, entre em contato com o CAC pelos telefones: (31) 3552-8527 ou 3552-8545.

Anterior Câmara de Ouro Preto aprova projeto de lei para adesão do município ao consórcio de saúde Icismep