Vereadores formam comissão, durante Audiência Pública, para analisar mudanças no trânsito da cidade

Mesa

Foi realizada, na noite de segunda-feira (17), no plenário da Câmara Municipal, Audiência Pública na qual foi debatida a situação do trânsito e do transporte em Ouro Preto. A Audiência foi proposta pelo presidente da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara, Wanderley Kuruzu (PT). Além deste, estiveram presentes os vereadores Flávio Andrade (PV), Leonardo Barbosa (PSDB), Sílvio Mapa (PSDB), a presidente da Associação Comercial de Ouro Preto, Rosângela Saraiva, o presidente da Federação da Associação de Moradores de Ouro Preto (Famop), Geraldo Mendes e representantes da Prefeitura, do IPHAN e do Ministério Público.

A discussão girou em torno da complexidade do trânsito na cidade, das mudanças necessárias em relação ao transporte coletivo e da regulamentação do horário e local para carga e descarga no centro.

O Secretário de Patrimônio de Ouro Preto, Gabriel Gobi, o qual representou o Prefeito Ângelo Oswaldo na Audiência Pública, falou sobre as providências que a Prefeitura está tomando. “Estamos implantando balizadores nos locais considerados de alto risco pela Prefeitura, Ministério Público, Polícia e IPHAN. Esses locais, claramente, não comportam tráfico de carga. Estamos, também, agilizando a implantação de um Termo de Ajustamento de Conduta [TAC] para esses tipos de veículos. A nossa intenção é minimizar as possibilidades de ocorrência de tragédias, como a que aconteceu, e proteger, além do patrimônio, os cidadãos”.

O promotor do Ministério Público de Ouro Preto, Ronaldo Assis, também comentou a possível implantação do TAC. “Nós fizemos uma primeira reunião, no dia 12 de março e, acredito que avançamos bastante dentro do que o Ministério Público entende ser melhor para a cidade. Temos outra reunião marcada para o dia 4 de abril, quando tentaremos fechar com a Prefeitura, o Termo de Ajustamento de Conduta sobre o trânsito da cidade”, afirmou.

O vereador Leonardo Barbosa (PSDB), ressaltou a importância de resolver o problema do transporte coletivo da cidade. “Uma providência emergencial que tem que ser tomada é resolver o problema dos ônibus. Há um transporte no Alto da Cruz muito complicado e os moradores daquela região estão se sentindo prejudicados. Das 16 às 20 horas, o trânsito naquele bairro é caótico. Sendo que o transporte intermunicipal também tem que ser revisto naquela região”.

Já o vereador Sílvio Mapa (PSDB), afirmou que os moradores da rua Benedito Valadares estão se sentindo muito prejudicados com a alteração do trânsito no local e apresentou, durante a Audiência Pública, um abaixo-assinado com 281 assinaturas destes moradores. “Eu pedi que cópias desse abaixo-assinado sejam encaminhadas ao Prefeito e ao Departamento de Trânsito e Transporte para serem analisados. Além disso, foi formada uma comissão especial composta pelos vereadores Léo Feijoada, Kuruzu e por mim, para trabalharmos junto com os moradores e tentarmos resolver os problemas que surgiram com a mudança no trânsito no Pilar”.

“Algumas medidas pontuais estão sendo tomadas. No entanto, as medidas que diminuiriam o problema em toda a cidade não estão sendo efetuadas, como é o caso da implantação do estacionamento rotativo e da diminuição da circulação de ônibus, os quais, muitas vezes, andam vazios”, destacou o vereador Wanderley Kuruzu.

O diretor do Departamento de Trânsito, Vitor Magalhães, afirmou que as mudanças no trânsito não são definitivas e que sugestões estão sendo aceitas pelo telefone do Departamento de Trânsito e Transportes, 3559-3238. Vitor afirmou, ainda, que a volta do estacionamento rotativo no centro, está sendo analisada pelo Departamento Jurídico da Prefeitura.

Foto: Da esquerda para a direita – A presidente da Associação Comercial, Rosângela Saraiva; o promotor do Ministério Público, Ronaldo Assis; o vereador, Wanderley Kuruzu; o secretário de Patrimônio de Ouro Preto, Gabriel Gobi; o chefe do IPHAN, Benedito Tadeu e o diretor do Departamento de Trânsito Municipal, Vitor Magalhães.

Anterior Câmara de Ouro Preto, debate em Audiência Pública, direitos do consumidor