
A superintendente do Serviço Municipal de Água e Esgoto de Ouro Preto (Semae-OP), Kenny Murta, participou da Reunião Ordinária dessa terça-feira (1º). A gestora da autarquia foi convocada pelos vereadores a comparecer na Tribuna Livre, por meio do requerimento Nº92, devido ao alto número de reclamações que os edis têm recebido no tocante à cobrança da Tarifa Básica Operacional (TBO) e à qualidade do serviço de abastecimento de água no município.
Para a vereadora Regina Braga (PSDB), a prefeitura não deveria, em um primeiro momento, arrecadar a TBO de bairros e distritos onde não haja abastecimento de água com qualidade. A vereadora destacou, também, a ocorrência de duplicidade das contas, que gerou muita confusão entre os munícipes. “Pedimos que pelo menos seja revisto o sistema de cobrança. Existem pessoas que possuem apenas uma casa e estão recebendo três cobranças da mesma residência. É preciso resolver o problema, principalmente, nos distritos, onde os moradores já estão pagando a taxa e ainda precisam de arcar com passagens para consertar um erro que é do Semae”, ressaltou.
Kenny Murta reconheceu que há falhas na distribuição das contas, mas garantiu que o Semae está resolvendo o problema. A superintendente defendeu também que existe uma diferença entre a Tarifa Operacional Básica (TBO) e a cobrança pelo consumo de água. “A TBO é a taxa que era paga no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Todo o valor ia para a prefeitura. Agora, a arrecadação vai diretamente para a autarquia”, afirmou. Segundo ela, a ideia é que a TBO seja investida na própria localidade onde é recolhida, como nos distritos, por exemplo.
Os vereadores se comprometeram a continuar fiscalizando tanto o sistema de cobrança da autarquia, como a qualidade do serviço prestado à população ouro-pretana. “O vereador é o espelho do município, porque somos os representantes do povo. Qualquer tipo de questionamento ou reclamação é feito para nós primeiro, por isso vamos continuar cobrando do Semae uma água de qualidade em Ouro Preto”, finalizou Regina Braga.