Câmara Municipal de Ouro Preto - Vereadores solicitam obrigatoriedade no uso de máscaras em Ouro Preto como medida de prevenção à Covid-19A Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto, realizada nesta quinta-feira (14), foi marcada pela aprovação da indicação 74/2020, que solicita ao Prefeito que estabeleça o uso obrigatório de máscaras na cidade, tendo em vista a pandemia do novo coronavírus. O documento também destaca que haja um reforço na fiscalização para que se cumpra a Legislação Estadual que tornou obrigatório o uso de máscaras no Comércio. A indicação foi assinada por todos os vereadores.

De acordo com o vereador Chiquinho de Assis (PV) foi importante os vereadores entenderam a necessidade do uso obrigatório de máscaras como elemento de proteção, já que a indicação foi aprovada por unanimidade. “A Lei Estadual torna obrigatória o uso das máscaras apenas no setor do comércio, não para as pessoas que estão nas ruas, nas filas de banco, etc. Então, hoje, tanto a Polícia Militar, quanto a Guarda Municipal, assim como a fiscalização e a postura se encontram impedidos de notificar, administrativamente, os cidadãos sem máscaras porque não temos um instrumento municipal que obrigue o uso delas”, disse.

Segundo a vereadora Regina Braga (Republicanos) “vários municípios estão decretando o uso obrigatório de máscaras porque já foi cientificamente provado que, usando-a de forma correta, limpa e sem manuseio, é um instrumento eficiente para conter o contágio do novo coronavírus. Então, seu uso é importante, principalmente, para as pessoas que não podem ficar em casa, que tem que sair para trabalhar, para ir ao supermercado, às farmácias ou ao banco. Essas pessoas precisam se proteger e proteger quem está do lado. Esperamos que o Prefeito tome essa providência para proteger a população”.

O Ministério da Saúde orienta a produção de máscaras caseiras, de modelos simples, de pano, que também funcionam como barreiras na propagação da doença. Isso porque, Desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, uma corrida mundial em busca de máscaras de proteção fez com que elas sumissem das prateleiras.

Continue acompanhando as transmissões das Reuniões Ordinárias da Câmara de Ouro Preto que estão sendo realizadas virtualmente: terça-feira, às 16h, e quinta-feira, às 9h, pelo YouTube e site da Câmara.

Anterior Durante Reunião Ordinária, vereadores pedem informações sobre situação dos postos de saúde