Agendamento ONLINE Carteira De Identidade

Carteira de Identidade

Aprenda, passo a passo, como agendar sua Carteira de Identidade em Ouro Preto.

– PASSO A PASSO para agendamento de Carteira de Identidade em Ouro Preto –

Desde julho de 2021, por determinação da Polícia Civil de Minas Gerais, que é o órgão emissor das carteiras de identidade através do Instituto de Identificação, o agendamento para atendimento do serviço de Carteira de Identidade passou a ser exclusivamente online, através do site/portal: https://cidadao.mg.gov.br/ .

Caso seja sua primeira vez utilizando a plataforma, será necessário criar uma conta. Para isso, basta clicar em  “crie sua conta gov.br” e selecionar a opção “número do CPF” e seguir todos os passos recomendados, adicionando os dados pessoais solicitados.

No vídeo acima, de forma didática, aprenda como proceder, passo a passo, nos aplicativos “Gov.Br” e “MG app Cidadão” para fazer o login e realizar seu agendamento e quais os detalhes durante este processo. Nas explicações, também são destacadas as exigências específicas para: documentos originais e legíveis, os casos que cabem e não cabe cobrança de taxa, menores de idade acompanhado pelos pais ou pelo portador legal da guarda.

No portal de agendamento, os horários são disponibilizados às 8h30 da manhã das segundas-feiras, para a livre escolha de horário até a sexta-feira seguinte. No Posto de Identificação de Ouro Preto, localizado em nosso prédio da CMOP, são 40 atendimentos por dia. Outra opção é o distrito de Cachoeira do Campo, cujo Posto de Identificação fica no Centro Administrativo (Rodoviária) e realiza 10 atendimentos por dia. Esse número é reduzido (mas não indisponibilizado) apenas em dias que ocorrem ações do projeto “Câmara Cidadã”, que atende até 40 pessoas em nossas pequenas comunidades rurais.

Em parceria com a Câmara Municipal de Ouro Preto, a Polícia Civil de Minas Gerais é o órgão que determina as regras na forma de agendamento, atendimento, número de atendimentos diários e capacitação e exigências dos funcionários durante este processo de atendimento pessoal. Os servidores do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) têm capacitação e anuência para deferir ou indeferir o atendimento de acordo com o estado e legibilidade dos documentos apresentados. Com tudo em conformidade, o atendimento é realizado e é de responsabilidade da PCMG o envio do novo documento através dos Correios.

Fique atento às informações no vídeo e garanta seu atendimento. Com documento válido em mãos, você tem garantia do pleno exercício dos direitos e cidadania.