23ª Audiência Pública  debate impactos causados pelas chuvas

26 Audiência Pública de 2022

23ª Audiência Pública  debate impactos causados pelas chuvas

Nesta segunda-feira (26), a Câmara Municipal de Ouro Preto realizou a 23ª Audiência Pública de 2022, em atendimento ao Requerimento Nº 294/2022, de autoria dos vereadores Alex Brito (Cidadania), Luciano Barbosa (MDB) e Kuruzu (PT), para discutir os impactos causados pelas chuvas e as providências que precisam ser tomadas.

Estiveram presentes na reunião representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social, Obras, Defesa Social e Meio Ambiente, bem como moradores do bairro Barra. Também estiveram presentes os vereadores Alex Brito, Kuruzu,  Luciano Barbosa, Júlio Gori (PSC) e Renato Zoroastro (MDB).

De acordo com o vereador Alex Brito, presidente da sessão, falou sobre a necessidade do Poder Público se atentar para o próximo período chuvoso. “Estamos chegando no período chuvoso novamente, então nós tivemos aqui muitas pessoas interessadas, muitas pessoas que perderam suas casas, perderam partes dos seus terrenos e também vários secretários”, disse.

Conforme Geórgia Alves, moradora da Barra, nos entornos da Estação, é necessária uma obra de contenção no local para impedir que o rio danifique as casas em períodos de cheia causados pela chuva. “Na Estação a gente tem um problema estrutural, porque a gente está no alto em relação ao nível do rio. A gente não tá com o problema da água entrar quando ela subir, o que a gente tem ali é que a água come por baixo, racha em cima e leva o terreno. Levou o terreno de praticamente todas as casas”, explicou.

1) Representação à UFOP e à Vale solicitando que seja firmada parceria entre as

Instituições, em prol da situação referente aos impactos causados pelas chuvas,

especialmente na comunidade da Estação;

2) Criação de um projeto de recomposição de mata ciliar para a região onde está localizada a Estação;

3) Construção de muro de gabião para conter o rio na Estação;

4) Incluir a empresa ACTECH (que comprou a Antiga alcan) nas próximas discussões sobre o tema desta audiência;

5) Visita da Secretaria Municipal de Obras à comunidade da Estação agendada para o dia 27 de setembro, terça-feira, às 15 horas, no local próximo à residência do Júnior;

6) Provocar um envolvimento de todas as Instituições para discutir sobre o tema desta Audiência para encontrar um caminho, a fim de evitar novas tragédias provocadas pelas chuvas no município (PMOP, UFOP e empresas, como a Vale e outras);

7) Indicação à prefeitura solicitando que a Secretaria de Planejamento e Gestão e o RH façam a recomposição de servidores para a Defesa Civil, tendo em vista que alguns estão em tratamento de saúde.

Anterior Vereadores solicitam melhorias para a saúde no município