Câmara Municipal de Ouro Preto - Vereadores de Ouro Preto participam de reunião no DEER para discutir manutenção das estradas distritais

Com objetivo de cobrar melhorias para as estradas que cortam os distritos de Ouro Preto,  vereadores do município estiveram no Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER), em Belo Horizonte, na última quarta-feira (17). Representantes da Gerdau, da Prefeitura de Ouro Preto e da Câmara de Itabirito também participaram do encontro.

A representação que motivou a reunião, de autoria da vereadora Regina Braga (PSDB),  solicita manutenção na MG30, iniciando na estrada que dá acesso ao distrito de São Gonçalo do Bação, em Itabirito, até o trevo de acesso a Ouro Branco, passando pelos distritos de Engenheiro Corrêa e Miguel Burnier, em Ouro Preto. Além da MG440, no trecho que liga os distritos de Santo Antônio do Leite e Engenheiro Corrêa, também em Ouro Preto.

Para a vereadora Regina Braga, é importante que a manutenção aconteça para que as pessoas que usam essas estradas todos os dias tenham o direito de transitar por esses locais com mais dignidade. “Viemos junto com representantes da Gerdau, instalada em Miguel Burnier, para fazer uma parceria entre Governo do Estado, Gerdau, e, quem sabe contando com a ajuda da Prefeitura de Ouro Preto de alguma forma, para fazer uma manutenção nessas estradas, até que o Governo do Estado tenha recurso para asfaltá-las. Aproveitamos e frisamos a questão da estrada do distrito de Santo Antônio do Leite um trecho de estrada de terra que passa dentro do distrito, onde há muita poeira, que pode causar doenças. Acho que vai dar certo essa parceria”, destaca.

Segundo o chefe de gabinete do DEER, João Baêta, assim que o Departamento tiver disponibilidade orçamentária, incluirá os serviços na programação. “Foram feitas reivindicações de melhorias de determinados segmentos rodoviários sob jurisdição do DEER que passam por alguns distritos, estradas essas que não são pavimentadas. Vamos tentar essa parceria após a Gerdau se manifestar sobre a contribuição que ela pode nos dar, com o fornecimento de escória. O nosso diretor de manutenção, Marcos Frade, vai solicitar a regional de Ponte Nova o levantamento dos custos e ações que devem ser empreendidas”, disse. Durante o encontro, a Gerdau se propôs a estudar a possibilidade de fornecer o material (escória) para melhorar o acesso da estrada.

O vereador Wander Albuquerque (PDT) está confiante que serviços como roçamento da estrada, limpeza das canaletas e bueiros e cascalhamento nos trechos citados sejam realizados. “Foi prometido pelo DEER, em parceria com a Gerdau, que em breve dará uma resposta, de que acontecerá uma manutenção nessas estradas. Todos nós sabemos que há anos não há uma manutenção adequada. Além disso, viemos cobrar o projeto que deixamos aqui no ano passado, em relação a um pequeno trecho de cerca de 800m que passa pelo distrito de Santo Antônio do Leite e que traz muitos transtornos. Sabemos da dificuldade por ser um governo novo, mas não podíamos deixar de vir aqui, fazer o nosso papel e cobrar melhorias”, ressalta.

O vereador Vantuir (SD) também avaliou a reunião como positiva. “Essa é uma reivindicação dos moradores que usam essas estradas e também da própria Gerdau, como questão de segurança, já que o ônibus que leva os funcionários da mineradora trafega por um desses trechos. Propomos essa parceria entre a Gerdau e o DEER e agora eles farão uma avaliação do trecho. Vamos continuar cobrando para que essa manutenção aconteça. Não é uma obra em si, será uma manutenção para trazer segurança para população até que se faça uma pavimentação definitiva. É uma parceria importante para trazer soluções para o nosso município”, explica.

O assessor especial da Secretaria de Governo da Prefeitura de Ouro Preto, Dalton Gonçalves, destaca a importância dessa parceria. “A reunião foi positiva no sentido de ter uma parceria entre DEER e Gerdau que será naturalmente endossada pelo município, em busca de melhoria de todas essas estradas, que será também de grande utilidade para Gerdau, assim como para os nossos munícipes”.

Estiveram presentes na reunião os vereadores Regina Braga, Vantuir, Wander Albuquerque, o chefe de gabinete do DEER, João Baêta, o diretor de manutenção do DEER, Marcos Frade, o assessor especial da Secretaria de Governo da Prefeitura, Dalton Gonçalves, o Coordenador de Logística da Gerdau (instalada em Miguel Burnier), José Carlos Guimarães, o assistente de relações institucionais, Diogo Queiroga, e o vereador de Itabirito, Atila Dias de Morais (PMN).

Anterior Câmara de Ouro Preto promove Audiência Pública nesta semana