Conservação Patrimonial é discutida em Tribuna Livre

69ª Reunião Ordinária

Conservação Patrimonial é discutida em Tribuna Livre

Durante a 69ª Reunião Ordinária de 2022, realizada nesta terça-feira (25), o representante do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural de Ouro Preto (COMPATRI), Geraldo Aparecido da Silva, fez uso da Tribuna Livre para falar sobre conservação patrimonial no município.

De acordo com Geraldo, a construção dos dois condomínios na entrada de Ouro Preto, perto do trevo, impacta na preservação do patrimônio histórico e ambiental do município. “Eu peço à Câmara que olhe essas construções e essas solicitações. Eu sei que tem mais pedidos de licitações para tentar fazer melhores critérios para liberar esses empreendimentos”, afirmou.

Nesse sentido, o vereador Kuruzu (PT) ressaltou a importância da revisão do Plano Diretor para a preservação patrimonial em Ouro Preto. “O Plano Diretor está vencido desde 2011. Em 2011 era para ter sido feita a revisão, e é preciso que a revisão do Plano Diretor seja feita com ampla participação popular, para a Lei funcionar”, apontou.

Obras

Também durante a reunião, foram aprovados diversos documentos solicitando obras de melhorias e reparos no Município.

• Indicação Nº 376/2022, de autoria da vereadora  Lílian França (PDT) e enviada ao Executivo, Secretaria de Obras e Conselho Municipal de Políticas Urbanas (COMPURB), sugere que sejam instaladas lixeiras em todos os pontos que faltam no município, com ênfase na Rua Professor Paulo Magalhães Gomes e Rua José Moringa, na Bauxita, Rua Padre Faria, no bairro Alto da Cruz, em Ouro Preto e na Rua Antônio Vaz da Rocha, em Amarantina
  • Indicação Nº 387/2022, de autoria do vereador Naércio Ferreira (Republicanos) e encaminhada à Secretaria de Obras e à Secretaria de Saúde, solicita obras para reforma e melhorias do posto de Saúde do distrito de Santo Antônio do Leite.
  • Indicação Nº 400/2022, de autoria do vereador Alessandro Sandrinho (Republicanos) e encaminhada à secretaria municipal competente, pede a substituição do poste na rua Chico Rei no bairro Alto da Cruz.
  • Indicação Nº 403/2022, de autoria do vereador Júlio Gori (PSC), solicita a realização de obras de pavimentação asfáltica com a instalação dos essenciais sistemas de drenagem na estrada de acesso a comunidade de Engenho d’água, em especial no trecho mais íngreme, a ladeira próxima a ponte no Rio da Velhas.
  • Indicação Nº 404/2022, de autoria do vereador Renato Zoroastro (MDB),  encaminhada ao Secretário Municipal de Obras e ao Secretário Municipal de Defesa Social, solicita limpeza do bueiro e retirada de terra na rua José Pedro de Meira, e que seja realizada a pintura das faixas de pedestre e dos quebra-molas da rua Padre Rolim, próximo a empresa Jadlog, devido ao grande fluxo de veículos em alta velocidade que transitam no local.
  • Indicação Nº 407/2022, de autoria do presidente da Casa Legislativa, vereador Luiz Gonzaga do Morro (PL), solicita à Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, em caráter emergencial, o alargamento de alguns trechos e o levantamento técnico para colocar asfalto ou passa roda na Ladeira João de Paiva, que dá acesso ao bairro Morro São Sebastião.
  • Indicação Nº 408/2022, de autoria do vereador Vantuir (PSDB) e encaminhada ao Prefeito Municipal, junto a Secretaria de Obras, solicita melhorias no distrito de Santo Antônio do Leite e extensão de rede elétrica na Chapada.
  • Requerimento Nº 336/2022, de autoria da vereadora Lílian França e enviada ao Executivo, Secretaria de Obras e Conselho Municipal de Políticas Urbanas (COMPURB), solicita informações acerca do desentupimento de todos os bueiros de Amarantina, com ênfase no Campo do Olaria e a instalação de lixeiras em todos os pontos que há necessidade também no distrito, com ênfase na Rua Antônio Coelho.
  • Requerimento Nº 360/2022, de autoria do vereador Júlio Gori, requer o cronograma do início das obras do distrito de São Bartolomeu, visando a recuperação da pavimentação asfáltica e de contenção dos processos de erosão na estrada de acesso ao local, bem como as ações corretivas e preventivas nas estradas rurais de Ouro Preto.
  • Requerimento Nº 355/2022, de autoria do vereador Reginaldo do Tavico (Republicanos), requer informações referentes ao pedido de providenciar lixeiras suspensas e placas orientando os usuários a descartar o lixo no local certo, na rua Alvarenga – Bairro Cabeças, solicitação apresentada sob a Indicação Nº 236/2022.
Anterior Adiada 28ª Audiência Pública de 2021