Câmara de Ouro Preto concede honrarias a pessoas e instituições

Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara de Ouro Preto concede honrarias a pessoas e instituições

Câmara de Ouro Preto concede honrarias a pessoas e instituições

No último sábado (26), a Câmara Municipal de Ouro Preto agraciou personalidades e entidades que engrandecem o nome do nosso município com a “COMENDA Prefeito Genival Alves Ramalho” e a “MEDALHA Bernardo Pereira de Vasconcelos”.

A solenidade não apenas destaca as realizações dos homenageados, mas também serve como um exemplo inspirador para outros cidadãos. Além disso, as honrarias podem fortalecer o senso de pertencimento e orgulho na comunidade, incentivando um sentimento de colaboração e cidadania ativa.

A “MEDALHA Bernardo Pereira de Vasconcelos” é dedicada à personalidades, que prestam excepcionais serviços ao município de Ouro Preto, simbolicamente a cerimônia é realizada neste mês de agosto, quando é comemorado o 228º aniversário do nascimento de Bernardo Pereira de Vasconcellos, Patrono desta Casa Legislativa.

Foram agraciados:

> Júlio César de Oliveira

> Mauro Francisco de Souza Silva

> Pe. Adilson Luiz Umbelino Couto

> Serma de Souza Fortes

> Grupo Terço dos Homens de Cachoeira do Campo.

Quem foi Bernardo Pereira de Vasconcellos: Nasceu em Ouro Preto, em 27 de agosto de 1795, e morreu no Rio de Janeiro, em 1º de maio de 1850. Formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1818, e foi administrador, jornalista, deputado e senador, sendo considerado uma das personalidades políticas mais importantes do Período Imperial. A Câmara Municipal de Ouro Preto foi fundada em 1711 e sua sede atual passou a ser denominada “Casa da Câmara Bernardo Pereira de Vasconcellos”, em 24 de novembro de 1979, quando houve o traslado de suas cinzas para o casarão na Praça Tiradentes. Bernardo Pereira de Vasconcellos, personalidade que dá nome à Medalha e à Casa da Câmara de Ouro Preto, é considerado uma das personalidades políticas mais importantes do período imperial, tendo desempenhado papel fundamental na construção e idealização do Império brasileiro. Nesse intuito, em homenagem ao patrono desta Casa, a Câmara Municipal de Ouro Preto, através da Resolução Nº 09/1978, criou essa Medalha

Os homenageados são escolhidos via conselho deliberativo, composto esse ano pelo presidente da Câmara de Ouro Preto, vereador José Geraldo Muniz (Zé do Binga), pelos vereadores Júlio Gori e Naércio Ferreira, e pelos membros da comunidade ouropretana, representados por Débora Aparecida Ferreira e Gilson Graciano Moreira. Portanto, é uma prática que, realizada com pluralidade e transparência, enriquece a cultura cívica e valoriza aqueles que fazem a diferença na comunidade.

Já a “COMENDA Prefeito Genival Alves Ramalho” é destinada à pessoas físicas ou jurídicas, que tenham realizado trabalhos ou ações relevantes em prol da preservação e do desenvolvimento turístico e cultural de Ouro Preto.

Nesse intuito, o Legislativo ouropretano, por meio da Resolução N° 39/2014, criou essa Comenda, de autoria do vereador José Geraldo Muniz (Zé do Binga), sendo que cada vereador pode indicar um agraciado.

Foram agraciados:

> Associação de Guias de Turismo de Ouro Preto (indicação do vereador Zé do Binga).

> Edson de Toledo (indicação do vereador Alex Brito).

> Evaldo Isidoro de Oliveira (indicação do vereador Vantuir Silva).

> Flaviano Souza e Silva (indicação do vereador Renato Zoroastro).

> Hotel Pousada Arcanjo Turismo LTDA (indicação do vereador Matheus Pacheco).

> João Evangelista Sales (indicação do vereador Júlio Gori)

> Kedison Geraldo Ferreira Guimarães (indicação do vereador Naércio Ferreira)

> Quadrilha Pé de Moleque (indicação da vereadora Lílian França)

> Ricardo Correia de Araújo (indicação do vereador Vander Leitoa)

> Rodiney Maia Lucas ( indicação do vereador Mercinho)

> Zélia Aparecida Pereira Tomaz (indicação do vereador Reginaldo do Tavico)

Quem foi Genival Alves Ramalho: Foi Prefeito do município por duas vezes e responsável por grandes conquistas e modificações na estrutura de Ouro Preto. Trouxe o Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais para Ouro Preto. Criou o Serviço Municipal de Turismo, em que foram realizadas medidas para melhorar a infraestrutura turística local. Deu apoio a concursos de fotografias, exposições e transformou a praça de esportes da Barra no atual Ouro Preto Tênis Clube. Ainda em sua gestão, articulou a criação do Parque da Cachoeira das Andorinhas e do Parque Estadual do Itacolomi. Foi também o responsável pela vinda do Corpo de Bombeiros para Ouro Preto e se tornou patrono da corporação. Faleceu em Belo Horizonte no dia 15 de junho de 2014, aos 91 anos.

A Solenidade foi transmitida AO VIVO pelas redes da Câmara de Ouro Preto e encontra-se disponível em nossa página/canal no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=G0EwRF98NIw

Anterior Câmara realiza Solenidade para entrega da “Medalha Bernardo Pereira de Vasconcellos e da “Comenda Prefeito Genival Alves Ramalho”