Ministro das Cidades vai ser cidadão ouropretano

Nesta sexta-feira 01/12, às 20 horas, em cerimônia que será realizada no Plenário da Câmara Municipal, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, recebe o título de Cidadão Honorário de Ouro Preto. A homenagem reconhece os relevantes serviços prestados por ele à cidade.

Ouro Preto é parte da história e das lembranças familiares do carioca Márcio Fortes de Almeida. Hoje, aos 65 anos, ainda é um assíduo freqüentador da antiga Vila Rica, que gosta de visitar no Natal e na Samana Santa. “Tenho um carinho muito especial por Ouro Preto. Meus pais se casaram na Matriz Nossa Senhora da Conceição e, dois, dos meus filhos foram batizados lá”, conta o ministro que, quando garoto, empinava pipa e jogava bola no adro das igrejas.

Sobrinho do ex-vereador Júlio Fortes, durante a infância e a juventude, Márcio costumava passar as férias em casa de parentes que moravam em Ouro Preto. “Eu ia muito ao cinema, na rua São José. Sou do tempo dos antigos carnavais do Zé Pereira. Já subi o Itacolomi cinco vezes, a pé. Pescava na Lagoa do Gambá e passeava por Antônio Pereira com um martelinho, procurando topázio”, relembra.

Todo esse carinho por Ouro Preto tem se refletido em grandes benefícios para o Município. No final de dezembro do ano passado, o Ministério das Cidades, pasta que administra, liberou R$ 2 milhões de reais, a fundo perdido, para programas de saneamento dos córregos e aprovou um financiamento de mais R$ 2.470.000,00. “Eu já me sentia ouropretano, dado o afeto que tenho por esse povo e, agora, fico muito honrado em receber o Título de Cidadão Honorário”, comenta.

O projeto de resolução tornando Márcio Fortes, oficialmente, cidadão de Ouro Preto foi proposto pelo presidente da Câmara Municipal, Wanderley Rossi Kuruzu (PT). “Essa é uma homenagem que prestamos a um de nossos mais queridos e ilustres amigos, que tem Ouro Preto em seu coração”, diz Kuruzu, que também não nasceu em Ouro Preto e deverá receber o Título de Cidadania Honorária no próximo dia 13.

Foto: O ministro das Cidades, Márcio Fortes

Publicado por: Assessoria de Comunicação em 01/12/2006

Anterior Projeto Vereador Estudante promove discussão sobre as relações entre mídia e poder