CAC trabalha em prol da cidadania dos moradores de Ouro Preto

Internet PopularA Câmara Municipal de Ouro Preto criou, em 2005, o CAC – Centro de Atendimento ao Cidadão para auxiliar a população nos serviços fundamentais para a cidadania. Em 2008, o CAC, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais, expediu cerca de 5.500 carteiras de Identidade.

O Câmara Cine, programa de democratização do cinema nacional, realizou 78 sessões gratuitas de filmes nacionais para mais de 8.000 moradores de Ouro Preto da sede e dos distritos. Além disso, em parceria com a Vale, o Programa vem desenvolvendo, desde novembro, o curso de extensão Imagem da Periferia, com o objetivo de apresentar a 90 jovens de Ouro Preto as representações da favela no cinema brasileiro. Em dezembro, foram realizados seis encontros e a próxima etapa do minicurso será em janeiro. O curso de extensão Imagem da Periferia conta também com a parceria da Rede Hip Hop, do Ponto de Cultura Timbalê e das ONG’s Fábrica do Futura e Contato.

A Internet Popular recebeu mais de 6.500 usuários. De forma gratuita são disponibilizados 10 computadores que funcionam de segunda a sexta, das 12 às 18 h. Acompanhados por monitores, cada pessoa pode utilizar os computadores por 35 minutos, a cada dia.

PAISó neste ano, o PAI – Programa de Atendimento ao Idoso atendeu a mais de 200 casos. O PAI, que em 2008 completou quatro anos, foi criado na cidade por iniciativa do Poder Judiciário e funciona no CAC. O coordenador do Programa, José Wellington Xavier, destacou como maior conquista a efetivação da gratuidade do transporte para os idosos maiores de 65 anos entre os distritos e a sede.

O Programa Vereador Estudante realizou a campanha de conscientização do voto “Se Liga 16”. Em parceira com a Vale, premiou estudantes que participaram do concurso de redação “A importância do voto aos 16 anos”. E, no mês de julho, empossou a Câmara Estudante 2008-2009, composta por 23 vereadores titulares e 22 suplentes.

Foto 1: Mais de 6.500 moradores de Ouro Preto e região utilizaram a Internet Popular da Câmara.

Foto 2: Palestra sobre Direitos dos Idosos no CRAS – Centro de Assistência Social do Alto da Cruz

Anterior CAC-Móvel, Procon e Assistência Judiciária visitam Antônio Pereira e Santa Rita nesta semana