Câmara de Ouro Preto realiza Primeira Reunião Ordinária

Plenário

Na primeira reunião ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto, deste ano, realizada na última quinta-feira, 7, os vereadores manifestaram-se contra as medidas restritivas que a produtora de alumínio, Novelis, pretende adotar e solicitaram maiores explicações sobre a construção de uma ponte provisória sobre duas outras pontes na Rancharia, na Estrada Real. A “Tribuna Livre”, espaço aberto à manifestação da comunidade durante as reuniões ordinárias, contou com a presença da Comissão de Articulação para Implantação do Conselho Municipal da Juventude e do presidente da Associação Patrimonial de Ouro Preto (APOP), Vicente Custódio, o qual solicitou à Câmara a apuração de ocorrência de estacionamento irregular em via pública da cidade durante o carnaval.

Após receberem a confirmação, através de ofício do prefeito Ângelo Oswaldo, de que a Novelis irá fechar a Redução 2, diminuir a linha de produção e demitir 200 empregados, devido ao aumento do preço da energia elétrica no mercado livre, o qual abastece os grandes consumidores, vários vereadores se manifestaram contrários a tais medidas restritivas.

Os vereadores Flávio Andrade (PV), “Léo Feijoada” (PSDB) e Wanderley Kuruzu (PT) propuseram a realização de uma Audiência Pública para que a questão seja amplamente discutida. Para o presidente da Câmara, Maurílio Zacarias (PMDB), dentro do atual contexto de desemprego nacional, o fechamento de parte da empresa, é uma preocupação para toda sociedade ouropretana. “A Câmara irá realizar uma Audiência Pública para discutir a situação. Mas nós já convidamos também os diretores da Novelis para virem à Câmara prestarem esclarecimentos para os vereadores e para a população”, afirmou Maurílio.

Nesta primeira reunião, três Projetos de Lei de autoria do prefeito Ângelo Oswaldo (PMDB) foram apresentados à Câmara e distribuídos às comissões de vereadores correspondentes e quatro indicações foram aprovadas por unanimidade.

Conselho da Juventude

Oito membros da Comissão de Articulação para implantação do Conselho da Juventude participaram do espaço “Tribuna Livre”, durante a primeira reunião ordinária, para solicitar que o Projeto de Lei 106/2007 seja colocado em tramitação na Câmara de Vereadores. Tal projeto modifica e reorganiza as competências do Conselho Municipal da Juventude de Ouro Preto. Em 2005, um outro Projeto de Lei, de n? 65/05, já havia sido aprovado, criando o Conselho Municipal da Juventude de Ouro Preto. No entanto, o Conselho não chegou a ser formado efetivamente. O estudante de farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ricardo Jorge Boeuz Ribeiro, falou sobre os objetivos da Comissão: “A nossa próxima proposta é criar um portal da juventude de Ouro Preto. É por isso que a gente quer que o Conselho Municipal da Juventude seja composto o quanto antes, para que a gente promova seu lançamento, junto com o portal e com todas as questões de informações pertinentes à Juventude de Ouro Preto”. Mais informações sobre a formação do Conselho da Juventude da cidade podem ser obtidas pelo e-mail juventudeouropreto@gmail.com.

Foto: Presidente da Câmara, Maurílio Zacarias (esquerda), e o 1º Secretário, vereador Mateus Nunes.

Anterior CAC-Móvel inicia atividades em 2008 a partir do dia 12 de fevereiro