Câmara de Ouro Preto retoma projeto Vereador Estudante e elege Mesa Diretora

Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara de Ouro Preto retoma projeto Vereador Estudante e elege Mesa Diretora Na tarde dessa quarta-feira (28), ocorreu a diplomação e a posse dos 15 vereadores estudantes titulares e quatro suplentes que são alunos dos 8º e 9º anos do ensino público e particular do município. Na oportunidade, também foi eleita a Mesa Diretora. Por iniciativa da Câmara Municipal de Ouro Preto, por meio do Centro de Atendimento ao Cidadão, o projeto volta a ativa após cinco anos inativo.

O presidente da Casa Legislativa, Wander Albuquerque (PDT), presidiu os trabalhos e entregou os diplomas. “A retomada desse projeto é um passo muito importante que a Câmara de Ouro Preto dá, não só no ensino da prática legislativa e na promoção da cidadania, como também na valorização dos nossos jovens dentro da boa política”, destacou o vereador.

Entre os presentes, o entusiasmo não apenas tomou conta dos jovens, mas também dos pais que prestigiaram o momento. “Acredito que a participação deles nesse projeto ajudará na formação cidadã e também como uma pessoa melhor na questão de caráter e responsabilidade que pode auxiliar a sua escola e comunidade”, disse Ovídio Silva, pai da vereadora estudante Giovana Silva.

Para a Mesa Diretora, foi apresentada chapa única, sendo eleita com 8 votos favoráveis, cinco contrários e uma abstenção. “Levo daqui a conclusão de que, agora, aqui em Ouro Preto, as coisas funcionam bem e minha maior experiência é o companheirismo e amizade. Todos somos livres para votar ‘sim’ ou ‘não’, mas eu fui eleito presidente e pretendo conduzir essa função com grande honra e entusiasmo”, avaliou o jovem Diogo Martins da Silva, que foi eleito presidente do Vereador Estudante 2017. A vice-presidência ficou para Giovana Silva e a primeira e segunda secretaria para Davi Lucas Pereira Mendes e Katarine Ricaldoni Leandro, respectivamente

O Projeto Vereador Estudante é promovido pelo CAC e visa a estimular a participação dos alunos do Ensino Fundamental na prática legislativa do município e no exercício da cidadania. “Espero que eles promovam a verdadeira cidadania, que aprendam o que é legislar e diferenciar os três poderes e as três esferas. É nisso que eu acredito que eles sairão formados daqui”, frisou a servidora Larissa Carneiro, gestora do projeto.

Os vereadores estudantes de 2017 são: Ana Clara Simplicio Filho, Brehno Sinesio do Carmo Fernandes, Cauã Moreira Bonuti, Davi Lucas Pereira Mendes, Diogo Martins Silva, Emanuel Santos Ferreira, Felipe Gonzaga Batista Rodrigues, Gabriel Marques Ribeiro, Giovana Luisa Ferreira Silva, Hélen Fernanda Costa de Souza, João Marcos Pereira dos Santos, Júnia Luiza Gonçalves Mota de Jesus, Jhonatan Nicolau Ferreira, Katarine Ricaldoni Leandro, Marlon Bruno Rodrigues Gonçalves, Pedro Augusto de Cássia Muniz Patrono, Samyra Cristina Santos, Thaís Camilly Pinheiro de Oliveira e Thiago Barbosa Pimenta Junqueira.

Além de pais, professores, diretores das escolas parceiras, colegas de turma, o coordenador do projeto, Pedro Rodrigues e o coordenador do CAC, Gabriel Neme, os vereadores Geraldo Mendes (PCdoB), Chiquinho de Assis (PV), Alysson Gugu (PPS), Zé do Binga (PPS) e Juliano Ferreira (PMDB) também marcaram presença e parabenizaram os novos parlamentares.

Anterior Câmara agracia cidadãos e entidades de Ouro Preto com Moção de Aplauso