Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara Municipal solicita criação de políticas públicas de inserção de jovens no mercado de trabalhoDurante a 52ª Reunião Ordinária de 2021, realizada nesta quinta-feira (15), foi aprovada a Indicação Nº 420, de autoria conjunta de todos os parlamentares, solicitando ao Prefeito Municipal que realize uma reunião para discutir ações e políticas públicas para a promoção e inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Segundo os vereadores, tal solicitação se faz necessária para que haja um debate entre o Legislativo e Executivo, a fim de que deliberações possam ser efetuadas para promover ações e políticas públicas sobre a inserção dos jovens no mercado de trabalho, sobretudo com a inclusão de jovens que estão em cumprimento de medidas socioeducativas em conflito com a lei, adolescentes institucionalizados (Casa Lar e Abrigo), jovens LGBTQI+, dentre outros.

Também foram convidados para a reunião os representantes da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ouro Preto, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Secretaria  Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (FECTIPA/ MG) e do Conselho Tutelar de Ouro Preto.

De acordo com o vereador Naércio Ferreira (Republicanos), a causa da juventude é de interesse coletivo. “Nós precisamos conscientizar as nossas empresas da importância de incentivar tanto o primeiro emprego, como a oportunidade, junto com a Rede Cidadã, de inserir os jovens menos favorecidos por condições sócio-econômicas. Nós, representantes nesta Casa Legislativa, temos uma grande força. Por isso, devemos incentivar as empresas, juntamente com os demais órgãos de Ouro Preto”, destacou.

Segundo o vereador Vander Leitoa (Solidariedade), a volta do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) representará um fator de grande importância para o fomento da inserção dos jovens no mercado de trabalho. “O SENAI é uma bandeira muito forte a ser levantada e igualmente importante para Ouro Preto, principalmente para os jovens”, apontou.

O vereador Luiz Gonzaga do Morro (PL), presidente da Câmara, também se manifestou sobre a questão, ressaltando a importância do diálogo entre os Poderes. “A juventude representa o futuro dessa cidade, portanto, não podemos deixá-los de lado. Essa é uma questão muito relevante para o crescimento econômico de Ouro Preto, e que promove, também, um grande avanço para as questões sociais do município. Portanto, nós os legítimos representantes do povo, precisamos dialogar com o Poder Público, pois apenas as duas partes unidas podem realizar as ações necessárias para o andamento da políticas na nossa cidade”, disse

Anterior Superintende da Saneouro presta depoimento na 6ª sessão da CPI