Comissão Especial de Vereadores acompanha situação da Casa Lar

Comissão Especial que acompanha as ações da Casa Lar em reunião com o Secretário de Assistência Social, Paulo Xavier (Pilita)

Durante a 69ª Reunião Ordinária da Câmara de Ouro Preto, realizada na última quinta-feira (20), os vereadores debateram a situação da “Casa Lar” de Ouro Preto. Em junho deste ano, foi instituída pela Portaria n°23/2011, uma Comissão Especial, formada pelos vereadores Luiz Gonzaga (PR), Regina Braga (PSDB) e Léo Feijoada (PSDB), para acompanhar problemas ocorridos na entidade que abriga crianças e adolescentes.

A Prefeitura de Ouro Preto e o Ministério Público assinaram no dia 20 de julho, dois Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), para regularizar o abrigamento de menores de idade em situação de risco no Município. Os documentos determinam parâmetros para a atuação da Casa Lar e estipulam a separação dos serviços de atendimento a crianças (de zero a 12 anos incompletos) e a adolescentes (de 13 a 18 anos incompletos). Conforme regulamentado em cláusulas dos dois Termos de Ajustamento de Conduta assinados, o descumprimento das obrigações assumidas nos documentos gera multas diárias que somam o valor de R$ 2 mil à Prefeitura de Ouro Preto.

Segundo a vereadora Regina Braga, poucas providências foram tomadas em relação à Casa Lar e, tendo o prazo determinado pelos TAC´s terminado no dia 20 de outubro, a Comissão Especial irá fiscalizar quais providências a Prefeitura e o Ministério Público irão tomar.

Repúblicas Estudantis – Na mesma reunião, o Presidente da Câmara, vereador Maurílio Zacarias (PMDB), nomeou uma Comissão Especial, composta pelos vereadores Flávio Andrade (PV), Regina Braga e Moisés Rodrigues (DEM) para verificar os problemas relatados ao Legislativo sobre o excesso de barulho nas repúblicas estudantis da cidade.

Anterior Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Saúde será nesta quinta, 20 de outubro