Câmara Municipal de Ouro Preto - Defesa Civil de Ouro Preto disponibiliza número de WhatsApp para atender ocorrênciasA Defesa Civil de Ouro Preto conta agora com atendimento via WhatsApp, 24h por dia. Em caso de algum tipo de ocorrência, é possível enviar a solicitação, por meio de mensagem, para o número 3559 – 3121. Além disso, o órgão possui um aplicativo, que pode ser baixado acessando o “Play Store” e digitando na busca “Defesa Civil – Ouro Preto”.

O aplicativo permite que o cidadão verifique as áreas de risco mapeadas no município, acompanhe a quantidade de chuva e contribua relatando possíveis incidentes por meio de fotos.

De acordo com a Defesa Civil, é importante saber como se comportar quando a cidade entra em um nível de Alerta ou Alerta Máximo. Quem mora em área de risco alto ou muito alto pode procurar se abrigar em casas seguras de familiares ou amigos, caso haja essa possibilidade, até que os níveis de alerta voltem aos padrões de segurança. Se você não conhecer o grau de risco do terreno onde está a sua casa, entre em contato pessoalmente com Defesa Civil (Comdec) para mais esclarecimentos.

Se você não tem como se abrigar em outro local, fique atento aos seguintes sinais que podem indicar uma situação de risco: aparecimento de trincas nos pisos e nas paredes da casa ou abertura de trincas antigas; surgimento de água no solo, principalmente se estiver barrenta; azulejos se soltando, telhas caindo, portas e janelas que não se fecham mais; trincas no terreno e aparecimentos de degraus ou abatimentos; inclinação de árvores, postes, cercas e muros; estufamento em muros de arrimo e nos pisos; estalos no terreno e pequenas pedras rolando sozinhas; aumento do nível de água em rios e ribeirões próximos de sua residência.

Ao observar a ocorrência recente de um ou mais destes sinais, evacue o local e solicite imediatamente uma vistoria da Defesa Civil (Comdec). No site da Prefeitura de Ouro Preto, é possível conferir o nível de alerta para cada dia, sendo Verde (Observação), Amarelo (Atenção), Laranja (Alerta) e Vermelho (Alerta Máximo). Basta acessar www.ouropreto.mg.gov.br/alerta-meteorologico.

Anterior Saiba o procedimento para emissão da Carteira de Identidade em Ouro Preto