Câmara Municipal de Ouro Preto - Em sessão solene, Câmara faz homenagem aos 150 anos da Banda Euterpe Cachoeirense

No último sábado, 7, uma Sessão Solene da Câmara Municipal de Ouro Preto homenageou os 150 anos da Banda Euterpe Cachoeirense, a segunda corporação musical mais antiga de Minas Gerais. A Banda Euterpe Cachoeirense foi fundada em 25 de outubro de 1856, em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira de Cachoeira do Campo. Seu fundador foi o capitão Rodrigo José de Figueira Murta. O nome Euterpe foi escolhido posteriormente, em homenagem à deusa que na mitologia grega representa a música. Preservando a tradição, graças ao esforço de seus músicos, a banda possui um vasto repertório de dobrados, marchas festivas, fúnebres e militares e detém um valioso arquivo de partituras musicais. O evento teve a participação da bisneta do Capitão Rodrigo Murta, Maria das Mercês de Brito Xavier (foto), hoje com 97 anos.

Publicado por: Assessoria de Comunicação em 11/10/2006

Anterior Audiência pública