Câmara Municipal de Ouro Preto - Medidas de contenção e prevenção de enchentes entram em pauta na Câmara MunicipalComo forma de conter os efeitos de possíveis enchentes, foram aprovados, durante a 72ª Reunião Ordinária de 2021, realizada nesta quinta-feira (21), diversos documentos solicitando a limpeza e desentupimento de bocas de lobo e bueiros, bem como de  lagoas e córregos, em todo o município.

A Indicação Nº 558/2021, de autoria da vereadora Lilian França (PDT) e encaminhada ao Executivo Municipal e à Secretaria de Obras, solicita ações  constantes  de monitoramento, limpeza, manutenção, e desassoreamento dos rios e córregos de Ouro Preto, com o objetivo de prevenir os riscos das enchentes e diminuir os danos causados à população, à fauna e à flora.

A Indicação Nº 559/2021, de autoria do vereador Vantuir (PSDB) e encaminhada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, devido à reivindicação de moradores, solicita a limpeza da lagoa que pertence a área verde localizada na Rua J do bairro Metalúrgico, no distrito de Cachoeira do Campo, que está coberta de taboas, planta considerada daninha por cobrir o espelho d’água.

Da mesma maneira, a Indicação Nº 561/2021, de autoria do vereador Renato Zoroastro (MDB) e encaminhada ao Secretário Municipal de Meio Ambiente, solicita a limpeza do córrego que fica entre a rua Presidente Castelo Branco e rua Antônio Esteves de Sacramento, no bairro Jardim Alvorada, próximo a capela de Nossa Senhora de Lourdes, a fim de evitar o mau cheiro, acúmulo de lixo, entulho e risco de animais peçonhentos.

Considerando a falta de limpeza e manutenção das bocas de lobo e bueiros em todo município e o risco de alagamentos e enchentes causadas pelo grande volume de chuvas, a Indicação Nº 560/2021, de autoria do vereador Naércio Ferreira (Republicanos) e encaminhada ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, solicita a limpeza e desentupimento de todas as bocas de lobo e bueiros das ruas da sede e de todos os distritos de Ouro Preto, para que se evite casos de enchentes como os que ocorreram essa semana.

O parlamentar também solicita a compra de manilhas para os serviços de manutenções da rede pluvial nas vias públicas e estradas vicinais.

Ainda sobre os impactos do temporal em Ouro Preto, o Requerimento Nº 460/2021, de autoria do vereador Vantuir, solicita que a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ouro Preto dê prioridade  na emissão de Carteira de Identidades para pessoas que perderam documentos devido à enchente que atingiu o distrito de Amarantina, em Ouro Preto.

Segundo o vereador, tal requerimento se faz necessário, pois muitos moradores foram atingidos pelas fortes chuvas que caíram no distrito de Amarantina na última segunda-feira (18), perdendo diversos bens, inclusive documentos.

Jovem Aprendiz

Também durante a Reunião, foi aprovada a Representação Nº 367/2021, de autoria do vereador Matheus Pacheco (PV) e encaminhada às grandes empresas do município, Hindalco, Santa Casa da Misericórdia, Unimed, EPA, FARID, Cooperouro e Fundação Gorceix, solicitando informações sobre o cumprimento da Lei que versa sobre a Contratação de Jovem Aprendizes.

De acordo com o vereador, a referida Lei cria oportunidades tanto para o aprendiz, quanto para as empresas. “ Nós, enquanto fiscalizadores, precisamos cobrar o cumprimento desta das empresas, para que gerem possibilidades, oportunidades e postos de trabalho para os nossos jovens, jovens esses que vão ter no currículo uma experiência profissional, algo que muitas empresas insistem em pedir”, apontou.

O vereador Naércio Ferreira falou sobre a importância de se atender os jovens mais vulneráveis, em especial aqueles que estão sob medidas socioeducativas, ressaltando a volta do Programa Jovens de Ouro. “Vários jovens necessitam de uma oportunidade de empregabilidade, todavia com acompanhamento pedagógico e psicológico, no sentido em que ele possa adentrar no mercado de trabalho e ter uma qualificação adequada”, destacou.

Anterior CONVITE – 23ª sessão da CPI Saneouro acontecerá nesta quinta-feira (21) para encerramento das atividades