Câmara Municipal de Ouro Preto - Outubro Rosa: Câmara de Ouro Preto incentiva conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama e de colo de úteroO mês de outubro foi adotado para simbolizar o cuidado com a saúde da mulher, especialmente de conscientização para a prevenção de doenças como os cânceres de mama e de colo do útero. Campanhas são organizadas em todo o mundo, e a Câmara Municipal de Ouro Preto também apoia o Outubro Rosa, sendo a temática debatida durante a reunião ordinária dessa terça-feira (2).

Os vereadores aprovaram o requerimento nº311/2018, de autoria da vereadora Regina Braga (PSDB), que solicita ao Executivo o encaminhamento de um relatório constando o número de mamografias realizadas nos anos de 2017 e 2018 em Ouro Preto e o número de mamografias que estão na fila de espera aguardando para serem realizadas.

Para diagnosticar essas doenças, existem dois exames que, em faixas etárias específicas, são de grande importância: a mamografia e o preventivo do colo do útero. Segundo a vereadora Regina Braga (PSDB), “aproveitando o Outubro Rosa, nós estamos fazendo um levantamento de como está a realização desses exames. Sabemos que o município, infelizmente, está sem mastologista pelo SUS. Como vereadora, achei interessante fazer esse questionamento para termos o diagnóstico da situação da saúde das mulheres do nosso município e tentarmos melhorar cada vez mais”.

O vereador Zé do Binga (PPS) também ressaltou a importância da conscientização das mulheres. “Temos que trabalhar muito a prevenção para as mulheres terem acesso aos médicos, fazerem a mamografia. Se o médico pedir um exame, não é para se esperar seis meses, um ano, porque pode ser tarde demais. Quanto mais cedo detectado [o câncer], mais cedo as pessoas têm chances de um tratamento digno, o que resolve vários problemas. É um momento de unirmos forças para o Outubro Rosa, vamos lutar em prol da saúde da população ouro-pretana”.

Em Ouro Preto, mulheres de 50 a 69 anos, podem solicitar o exame de mamografia em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima a sua residência. As pacientes são encaminhadas para realização do exame no Centro Viva Vida, em Itabirito. A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um ônibus para o deslocamento. Já o preventivo do câncer de colo do útero, em mulheres de 25 a 64 anos, é oferecido nas UBS. Após a consulta e o exame, o material é levado ao Laboratório Piloto de Análises Clínicas (Lapac) da Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Outubro Rosa

A ação foi iniciada nos Estados Unidos, em 1997, e chegou ao Brasil em 2002. A causa tem o objetivo de reforçar a importância dos exames preventivos e da ida regular ao médico para um diagnóstico precoce da doença. O Outubro Rosa tem como símbolo um laço rosa.

Anterior Câmara recebe representantes da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto