Situação das vias e sinalização entram em pauta na Câmara Municipal

Câmara Municipal de Ouro Preto - Situação das vias e sinalização entram em pauta na Câmara MunicipalDurante a 77ª Reunião Ordinária de 2021, realizada nesta quinta-feira (11), foram aprovados diversos documentos solicitando intervenções nas vias de Ouro Preto, tanto na parte estrutural, como na sinalização das mesmas.

A Indicação Nº 594/2021, de autoria do vereador Zé do Binga (PV) e encaminhada ao Prefeito Municipal, à Ourotran e à Secretaria de Defesa Social, solicita a colocação de placas indicando o nome das ruas e escadarias no bairro Vila Aparecida e uma revisão de todas as ruas e logradouros do município.

Para o vereador, tal solicitação se faz necessária pois a instalação das placas com os nomes das ruas facilitará o trabalho dos prestadores de serviço, tais como Correios e comércio em geral, além de ajudar a população que, assim, conseguirá receber suas correspondências e entregas com tranquilidade e em tempo hábil.

No mesmo sentido, o Requerimento Nº 486/2021, de autoria da vereadora Lilian França (PDT) e encaminhada à Ourotran, solicita informações sobre quais medidas serão tomadas acerca da falta das placas de sinalização e indicação em diversos pontos de Ouro Preto,  com ênfase nas placas que indicavam o caminho de Soares, vindo de Glaura, Maracujá e vindo também pela ponte Ana de Sá.

De acordo com a vereadora, nos locais citados existiam placas indicando o percurso, mas que, por algum motivo, deixaram de existir.

A Indicação Nº 596/2021, de autoria do vereador Mercinho (MDB) e encaminhada ao Prefeito Municipal solicita, junto à Secretaria Municipal competente, providências para recapeamento do asfalto da estrada que dá acesso às comunidades rurais no Distrito de Santa Rita de Ouro Preto, tendo em vista que os trechos pavimentados da citada estrada estão danificados, o que dificulta o acesso às comunidades e aumenta o risco de acidentes, principalmente no período de chuvas.

A Indicação Nº 597/2021, de autoria do vereador Luiz Gonzaga do Morro (PL), Presidente da Câmara Municipal, solicita à Prefeitura Municipal asfaltamento de todas as ruas do sub distrito de Bocaina, a fim de melhorar a infraestrutura local e dar melhor qualidade de vida para a população.

Atendendo a reivindicação de moradores, a Indicação Nº 599/2021, de autoria do vereador Vantuir (PSDB) e encaminhada ao Prefeito Municipal solicita junto à Ourotran, que providencie quebra-molas e a colocação de placa “Proibido trânsito de veículos pesados” na Rua Antônio dos Santos, no distrito de Santo Antônio do Leite.

Conforme a justificativa do documento, os motoristas de veículos pesados estão utilizando a rua citada, que não oferece condições seguras por ser estreita e próxima a uma quadra, onde muitas crianças praticam esportes, representando um risco para a população e para a via.

Já a Representação Nº 391/2021, também de autoria da vereadora Lilian França e enviada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), solicita informações sobre alguma procura por parte do Executivo Municipal ao Instituto,  com o intuito de pensar em ações para melhorar o trânsito de pedestres no Centro Histórico de Ouro Preto.

Segundo a vereadora, Ouro Preto possui um centro extremamente vivo, onde o fluxo de transeuntes, bem como os de veículos é enorme, principalmente no horário de pico, tornando-se, muitas vezes, extremamente complicado movimentar-se pelas ruas, devido, por exemplo, à não existência de faixa de pedestres no local, fazendo com que os pedestres tenham que se arriscar no meio dos automóveis que passam pelo local, o que  torna o ambiente totalmente passível de ocorrência de acidentes.

O Requerimento Nº 485/2021, de autoria do vereador Naércio Ferreira (Republicanos) e encaminhada à Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, requer informações referentes à previsibilidade da obra estrutural ocasionada por uma erosão, na Rua Hum (antiga Rua Cruz dos Monges), principal via de acesso para a Escola CAIC e também ao bairro Alta Vila, localizada próxima ao N° 69, no bairro Vila Alegre, no distrito de Cachoeira do Campo.

Por fim, o Requerimento Nº 487/2021, de autoria do vereador Vantuir e encaminhado ao Prefeito Municipal, solicita informações sobre qual a previsão para construção de nova ponte para o tráfego de pedestres e veículos, ligando a rua João Bastos Filho à rodoviária, que permitirá o acesso à BR 356 e a diversos bairros no distrito de Cachoeira do Campo.

O parlamentar solicitou, também, a retirada da ponte de pedestres próximo ao comércio Casa Verde, devido às péssimas condições estruturais e riscos iminentes à população que a utiliza.

Anterior CONVITE- 40ª Audiência Pública