Vereadores cobram retorno sobre o caso Igor Mendes

Câmara Municipal de Ouro Preto - Vereadores cobram retorno sobre o caso Igor MendesDurante a 65ª Reunião Ordinária de 2021, realizada nesta quinta-feira (23), foram solicitadas informações ao Ministério Público sobre o andamento do caso do jovem ouro-pretano Igor Arcanjo Mendes, que completou quatro anos recentemente.

Igor Mendes foi assassinado no Centro de Ouro Preto durante uma abordagem policial no dia 15 de setembro de 2017, quando foi baleado na cabeça ao voltar de um show com os amigos. Porém, após quatro anos do ocorrido, a ação envolvendo o caso ainda não foi concluída, tendo sido protocolado um processo no Ministério Público  em setembro de 2019, sendo a última movimentação deste em junho de 2020.

Dessa forma, a Representação Nº 330/2021, de autoria da vereadora Lilian França (PDT) e a Representação Nº 331/2021, de autoria do vereador Matheus Pacheco (PV), solicitam dados referentes ao andamento do processo jurídico sobre a morte do jovem,que se encontra em atualização há mais de um ano.

Para a vereadora  Lilian França, segundo o Atlas da Violência de 2020, os casos de homicídio de pessoas negras no Brasil aumentaram em 11,5% na última década, sendo necessário os esclarecimentos referentes ao caso para que a justiça seja feita em sua plenitude. “Nós precisamos dar um retorno à essa família e aos colegas que estavam presentes no dia do crime para que as mães e os familiares se sintam protegidos pelos Poderes constituídos. Há mais de um ano o processo está parado, e a gente precisa solicitar ao Ministério Público um parecer sobre essa pausa”, destacou.

Saúde em pauta

Também foram aprovados, durante a Reunião, diversos documentos solicitando melhorias na saúde do município.

O Requerimento Nº 414/2021, de autoria do vereador Vander Leitoa (Solidariedade), solicita que o Prefeito Municipal encaminhe à Câmara Municipal o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) da área da saúde realizado pela empresa Vale, Ministério Público e Secretaria Municipal de Saúde, contendo os investimentos que serão realizados na unidade de saúde do distrito Antônio Pereira.

O Requerimento Nº 416/2021, de autoria do vereador Mercinho (MDB) requer informações sobre o funcionamento da farmácia do posto de saúde do Distrito de Santa Rita de Ouro Preto a fim de que sejam atendidas as reivindicações da população, que por vezes se deslocam para retirar seus remédios e se deparam com a farmácia fechada.

O Requerimento Nº 418/2021, de autoria do vereador Matheus Pacheco e encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde, solicita informações sobre adaptações no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)  para o retorno dos tratamentos dentários.

Já o Requerimento Nº 419/2021, de autoria do vereador Alex Brito (Cidadania), encaminhado ao Prefeito Municipal e à Secretaria de Saúde, solicita que estes encaminhem à Casa Legislativa informações referentes ao fornecimento de medicamentos das Farmácias e distribuição nas demais unidades de saúde, uma vez que os munícipes alegam falta de medicamentos na Farmácia Central e em outras unidades de saúde.

Anterior Convite- Câmara Municipal realiza entrega da Comenda Mérito Desportivo de 2021