Câmara recebe representantes da Samarco

Em encontro com vereadores na sede da Câmara Municipal de Ouro Preto, representantes da Samarco discutiram, na manhã dessa quarta (4), os empecilhos e a possibilidade de retomada do pleno funcionamento da mineradora.

Após as explanações, os edis solicitaram a realização de uma audiência pública para tratar do tema e tornar notórias quais licenças ainda faltam para que a empresa volte a operar plenamente, já que os trabalhos estão parados desde o rompimento da barragem de Fundão, em 2015. “Nós estamos discutindo a tramitação dos processos que estão envolvendo a volta da produção da Samarco. E, talvez, uma possibilidade de fazermos uma audiência pública”, conta o vereador Juliano Ferreira (PMDB).

Os vereadores Chiquinho de Assis (PV), Vander Leitoa (PV) e Vantuir Silva (SD) também estiveram presentes no encontro, além do presidente da Câmara, Wander Albuquerque (PDT). “É importante que a empresa volte a funcionar, visto a quantidade de famílias e trabalhadores que são afetados diretamente com a atual situação, mas os trâmites são burocráticos e não devem ser ignorados, a fim de que o retorno da empresa se dê dentro da legalidade”, salientou Wander Albuquerque.

Os parlamentares ouro-pretanos estão acompanhando a situação da Samarco, preocupados especialmente com o desemprego que afeta o município. Já foram realizadas diversas reuniões entre representantes da Samarco e do Legislativo de Ouro Preto.