Cidadãos e entidades de Ouro Preto são homenageados durante última entrega das Moções de Aplauso de 2018

Durante a reunião ordinária dessa terça-feira (6), o Legislativo ouro-pretano realizou mais uma entrega de Moções de Aplauso. A homenagem reconhece pessoas e entidades ouro-pretanas pela sua expressão na sociedade nas áreas social, cultural, educacional e esportiva. Essa foi a última entrega de Moções de Aplauso do ano de 2018.

O ouro-pretano e bispo emérito de Oliveira, Dom Francisco Barroso Filho, foi homenageado – pelos vereadores Luciano Barbosa (MDB), Chiquinho de Assis (PV) e Wander Albuquerque (PDT) – por seus 90 anos de vida. “Agradeço a generosidade do povo de Ouro Preto e da cidade de Oliveira, é uma sequência constante de homenagens pelos meus 90 anos. Generosidade do nosso povo ouro-pretano e agradeço à Câmara por ser agraciado hoje”, disse Dom Barroso.

Coordenadora da Quadrilha "Nóis trupica mas num cai" e do grupo “Pastorinhas do Padre Faria”, Maria José Germano, mais conhecida como “Ica”, destacou a importância das homenagens para o incentivo das crianças e dos jovens que integram os grupos. “Estou muito feliz com a homenagem, não por mim, mas pelo incentivo às crianças com essa Moção de Aplauso”. A "Nóis trupica mas num cai" recebeu a honraria pelos 18 anos de fundação; já o “Pastorinhas do Padre Faria” por sua atuação há mais de 50 anos em Ouro Preto.

O vereador Luiz Gonzaga (PR), que concedeu a homenagem aos grupos, afirmou que “essas homenagens são de grande importância. É um reconhecimento àquelas pessoas que fazem grandes trabalhos no município, seja voluntário ou não. Que possamos mostrar esses trabalhos ao povo de Ouro Preto”.

Da mesma forma, o vereador Luciano Barbosa (MDB) acredita que “essa é uma homenagem muito importante que a Câmara presta aos cidadãos ouro-pretanos, pois é o reconhecimento do trabalho de cada um, hoje, por exemplo, eu tive oportunidade de homenagear o Dom Barroso e fiquei muito alegre, uma vez que eu que já tenho um trabalho nas pastorais familiares. É um momento único, fiquei muito satisfeito em vê-lo discursando aos 90 anos com tanta emoção”.

Em comemoração aos 35 anos de sua fundação, o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos da Ufop (Assufop) também agraciado. O presidente da entidade, Sérgio Neves, explicou que “o nosso trabalho é lutar em defesa do trabalhador público, principalmente o trabalhador público federal da Universidade Federal de Ouro Preto e, também, para que a Ufop seja valorizada, respeitada e continue seu trabalho em prol da comunidade de Ouro Preto, que ela continue tendo ensino público, gratuito e de qualidade cada vez melhor e prestando serviço a nossa comunidade”, disse, também comemorando a homenagem.

Para o vereador Chiquinho de Assis (PV), que presidiu a reunião com a entrega das Moções de Aplauso, “é um momento único, temos a oportunidade de homenagear o povo de Ouro Preto, da sede, dos distritos, de diversos afazeres distintos e as pessoas que trabalham para o bem comum. É importante dizer que não é fácil conquistar essa honraria, já tiveram moções derrubadas na Câmara e reprovadas. Então, todos aqueles que vieram são merecedores e têm um voto sincero dos vereadores para receber essa homenagem”.

Confira os agraciados com a Moção de Aplauso e os respectivos vereadores-autores:

Vereadores Alysson Gugu (PPS) e Chiquinho de Assis (PV): República Hospício.

Vereador Chiquinho de Assis (PV): Museu do Oratório; Jornal O Espeto e Jornal O Liberal.

Vereadores Geraldo Mendes (PCdoB) e Chiquinho de Assis (PV): Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos da Ufop.

Vereadores Luciano Barbosa (MDB), Chiquinho de Assis (PV) e Wander Albuquerque (PDT): Dom Francisco Barroso Filho.

Vereador Luiz Gonzaga (PR): Grupo de Quadrilha "Nóis trupica mas não cai" e Grupo Pastorinhas do Padre Faria.

Vereador Marquinho do Esporte (SD): Denílson Fábio de Carvalho; Silvânia Aparecida dos Santos Borges; Treze de Maio Esporte Clube.

Vereador Mercinho (MDB): Estéfane Cristine Amâncio.

Vereadora Regina Braga (PSDB): Márcio Silva e Grupo Mães Amigas de Antônio Pereira.

Vereador Vander Leitoa (PV): Ronildo Glória

Vereadores Vander Leitoa (PV) e Chiquinho de Assis (PV): Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e outras Drogas.

Vereadores Vander Leitoa (PV), Chiquinho de Assis (PV), Regina Braga (PSDB) e Wander Albuquerque (PDT): Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil.

Vereador Vantuir da Silva (SD): Nelson da Costa.

Vereadores Vantuir Silva e Chiquinho de Assis: Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu.

Vereador Zé do Binga (PPS): Carlos Alberto Sá Grise e Funcionários do Semae de Ouro Preto.