Câmara Municipal de Ouro Preto - Novo comandante do 52º BPM de Ouro Preto apresenta Plano de Trabalho na Tribuna Livre

Durante a 22ª Reunião Ordinária da Câmara de Ouro Preto, o tenente-coronel Ademir Siqueira, que assumiu o comando do 52º Batalhão de Minas Gerais no início deste ano, apresentou, na Tribuna Livre, o Plano de Trabalho para Ouro Preto.

O comandante mostrou números em relação à segurança pública na cidade. “Essas métricas indicam que, em 2019, estamos com uma queda significativa da criminalidade em Ouro Preto. Em relação a crimes violentos, que envolvem roubo, extorsões, estupros, homicídios, tivemos uma redução de 32% nesses primeiros quatro meses do ano, comparando com o mesmo período de 2018: 75 registros no ano passado e 51 neste ano. Nesse mesmo período, tivemos uma redução significativa dos crimes de roubo: foram 31 registros em 2019, contra 55 no ano passado, uma diminuição de quase 44%. Além disso, 24 armas de fogo foram apreendidas entre janeiro e abril deste ano”, destacou, ressaltando que as demandas apresentadas pelos vereadores foram anotadas e que serão estabelecidos planos de ações para avaliar as que forem exequíveis e que tiverem condições de serem implementadas.

Para o vereador Paquinha (PMN) foi muito importante a presença do tenente-coronel na Tribuna. “Ele contribuiu muito com alguns pedidos de esclarecimentos dos vereadores e agora vamos aguardar as repostas. Pedimos, por exemplo, a presença da PM no bairro Alto da Cruz porque quando o trânsito fica intenso, se não tiver um guarda municipal, a comunidade fica desamparada. Pedimos também a presença da polícia em vários bairros para trazer mais qualidade de vida no dia a dia dos moradores. Parabenizo o tenente por ter vindo a esta Casa, já que vários comandantes que já passaram por nossa cidade foram convidados pela Comissão de Direitos Humanos e não compareceram”, disse.

Ainda durante a Reunião Ordinária, o vereador Geraldo Mendes (PCDOB) solicitou o envio da Representação 51/2109 pedindo informações sobre a retirada da agência da Receita Federal de Ouro Preto. “Nós, enquanto vereadores e representantes do povo de Ouro Preto, estamos pedindo informações sobre a possibilidade de não haver esse fechamento. Lembramos que já foi fechada a Agência dos Correios, na Bauxita, e há comentários de que a agência regional do Ministério do Trabalho também será fechada. Ou seja, Ouro Preto, com toda sua representatividade para Minas Gerais e para o Brasil, está sendo tratada como uma província longínqua do estado de Minas Gerais. Que seja positiva essa nossa intervenção”, finalizou.

Durante a reunião, um projeto de resolução foi distribuído às comissões e foram aprovados 11 requerimentos, três representações, seis projetos de resolução e um projeto de lei substitutivo.

Vereadores cobram melhorias para o município em 21º Reunião Ordinária

Durante a 21º Reunião Ordinária, realizada na última terça-feira (30/04), os vereadores cobraram diversas melhorias para Ouro Preto. Entre eles, uma indicação do vereador Thiago Mapa (PMN) que solicita reparos e revitalização na sinalização vertical e horizontal em faixas de pedestres nas vias públicas do município. “Fi essa indicação porque a reclamação é constante da comunidade em alguns trevos e em faixas de pedestres que apagaram com o tempo. Isso é normal e precisa de manutenção. A faixa de pedestres salva vidas. Se a pessoa atravessar no local certo, se fazendo uma educação no trânsito. O nosso objetivo maior é conscientizar e cobrar o município que faça esse reparo”, pontuou o vereador.

Já o vereador Vander Leitoa (PV) protocolou um requerimento solicitando que um perito do Ministério do Trabalho e Emprego acompanhe as atividades dos motoristas do transporte coletivo da cidade, com o objetivo de avaliar o risco de cumulação de função desses profissionais. “Essa é uma bandeira que nós levantamos para os trabalhadores. Então nós pedimos ao Ministério do Trabalho, a possibilidade que um perito acompanhe essas linhas aqui em Ouro Preto, onde há essa dupla função do motorista e fazendo a função do cobrador também. O objetivo é resguardar o motorista, o emprego dos cobradores e os usuários também. Já que o trânsito em Ouro Preto é bem complicado. Estamos bem preocupados e, por isso, pedimos o perito para acompanhar essas demandas aqui da nossa cidade”, explicou.

Um Projeto de Resolução, dois Projetos de Lei Ordinária, nove indicações, duas moções de aplausos e três requerimentos foram aprovados durante a 21º Reunião Ordinária.

Anterior Audiência Pública debate alteração no Plano de Mobilidade Urbana do município