CAC completa a emissão de mil carteiras de identidade

O Posto de Identificação do CAC, o Centro do Atendimento ao Cidadão da Câmara de Ouro Preto emitiu, na última segunda-feira, a milésima carteira de identidade. Inaugurado em março, o posto é uma parceria entre a Câmara e a Polícia Civil, efetivada para garantir à população ouropretana o acesso ao documento, fundamental para o exercício da cidadania. “Todos os dias atendemos entre 10 e 20 pessoas. A maioria são jovens, mas muitos idosos que nunca tiveram uma carteira de identidade também nos procuram”, contou Solimar Pinheiro, funcionária do Posto de Identificação do CAC. A emissão de carteiras de identidade em todos os distritos de Ouro Preto é uma das inovações mais bem sucedidas. Três vezes por semana, o CAC-Móvel disponibiliza o serviço para comunidades distantes da sede do município tenham acesso ao documento.

Com a milésima carteira de identidade, o posto, inaugurado em março deste ano, alcançou uma média de cerca de 250 documentos emitidos por mês. Além das identidades, o posto também expede certidões negativas de antecedentes criminais. “Esse serviço está dando certo e trazendo resultados muito positivos para a população. Uma imensa quantidade de pessoas que não tinham uma carteira de identidade agora tem mais uma oportunidade de conseguir o documento”, declarou o delegado da polícia Civil em Ouro Preto, Eduardo Lacerda. Lacerda também informou que a delegacia de Polícia Civil da Bauxita continua a emitir carteiras de identidade.

O sucesso da iniciativa fez com que o Legislativo ouropretano investisse no aprimoramento dos serviços oferecidos pelo Posto. Para aumentar a eficiência e a rapidez na emissão das carteiras de identidades, a Câmara Municipal adquiriu um novo equipamento para a confecção dos documentos. Nos próximos dias a máquina será instalada na sede do Posto de Identificação do CAC, que fica na Rua Conselheiro Quintiliano, n°77, saída para Mariana, no mesmo prédio da Assistência Judiciária do Município e do Procon.

Foto: O presidente da Câmara, Kuruzu, Walkíria Daminhão Moutinho, dona da carteira de identidade número mil, emitida pelo CAC, e o delegado Lacerda

Publicado por: Assessoria de Comunicação em 01/08/2006

Anterior 44º Audiência Pública da Câmara de Ouro Preto debate o atendimento na UPA