Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara Cine participa de evento pelo Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes

Sessão de filme realizada em Cachoeira do Campo atraiu grande público

Equipe técnica do CRAS- Cachoeira do Campo debate, após exibição do filme ‘Preciosa’, formas de combater a violência e a exploração sexual contra crianças e adolescentes

Câmara Cine participa de ‘Cinema Comentado’ em parceria com o CRAS-Cachoeira do Campo

17-5-12

Mais de 120 pessoas assistiram à exibição de filme promovida pelo CRAS – Cachoeira do Campo

Na noite da última quinta-feira, dia 17, o Câmara Cine – Projeto desenvolvido pelo Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara de Ouro Preto – participou do “Cinema Comentado”. O evento foi organizado pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Cachoeira do Campo, em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – o qual foi instituído pela Lei Federal nº 9.970 de 2000 e é comemorado no dia 18 de maio.

Cerca de 120 pessoas assistiram ao filme “Preciosa, Um História de Esperança”, de Lee Daniels. “O evento foi  um dos que mais me chamou atenção pelo grande interesse e público presente”, destacou um dos coordenadores do Câmara Cine, Hernando Rosa. Para a professora e moradora de Cachoeira, Elza Ferreira, esse tipo de iniciativa é importante para conscientizar a população. A estudante Aricréia  dos Santos concordou com a professora. “Achei muito bom. É importante alertar os jovens dos perigos que existem na vida”, afirmou.

Segundo a coordenadora do CRAS de Cachoeira do Campo, Nádia Lúcia Vitorino, a  ideia de criar o “Cinema Comentado” surgiu da necessidade de conscientização de todos. “Já realizamos, em anos anteriores, passeatas contra a exploração e violência sexual de crianças e adolescentes, com este público. Mas, em reunião da nossa equipe, percebemos que os adultos também precisavam se informar mais sobre esse problema”, relatou Nádia. Além da Câmara de Ouro Preto, o evento teve apoio do Clube de Mães do Lions Cachoeira do Campo, do Supermercado Pedrosa e da Escola Estadual Padre Afonso de Lemos.

Após a sessão do filme, houve um debate sobre a temática, realizado pela equipe técnica do CRAS – Cachoeira do Campo. Para a Assistente Social Valéria Lima a atividade foi válida, uma vez que o público se posicionou e se sensibilizou com as situações e realidades que circundam os casos de exploração de crianças e adolescentes. “As pessoas perceberam os tipos de violência e sentimentos de impotência e raiva mostrados no filme. Por isso, temos que fazer mais esse tipo de trabalho”, enfatizou.

O Projeto Câmara Cine tem como objetivo a difusão da cultura audiovisual no município. Para solicitar os serviços do Projeto em escolas, distritos e Associações de Moradores, é preciso entrar em contato com o CAC, por meio dos telefones 0800 285 1110 ou 3551-1466, ramal 227.

Anterior Câmara aprova, em 1ª Discussão, Projeto que obriga elaboração de Programa de Metas por Prefeito eleito