Câmara concede Comenda Beatriz Brandão a ícones que trabalham em prol de Ouro Preto

Ana Pacheco (FAOP), Afonsina Pereira, Regina Braga e Márcia Penna receberam a Comenda

Na noite da quarta-feira (25), a Câmara Municipal de Ouro Preto concedeu a Comenda Beatriz Brandão a três personalidades e uma instituição que contribuem para o desenvolvimento dos cenários cultural e educativo da cidade.

Foram agraciadas a ouro-pretana Afonsina Lima Silva Pereira, que trabalha há sete anos com reciclagem em nosso município; a Presidente da APAE, Márcia Luíza de Vasconcellos Penna e Fortes; a vereadora Regina Braga (PSDB); e a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), representada pela presidente Ana Pacheco. A homenageada Deolinda Alice dos Santos, membro do Conselho de Cultura de Ouro Preto, não pôde comparecer à Cerimônia e receberá a Comenda nesta terça-feira, (7), às 18h, durante a reunião ordinária do legislativo municipal.

De acordo com o Presidente da Câmara de Ouro Preto, Maurílio Zacarias (PMDB), “o Legislativo tem a oportunidade de homenagear quatro mulheres e uma fundação, por prestarem relevantes serviços à comunidade do município”. O vereador é membro do Conselho da Comenda e foi responsável pela indicação de Regina Braga para receber a homenagem. “Já estamos aqui há 11 anos trabalhando juntos. Regina é merecedora dessa homenagem por ser uma pessoa muito humana, de um coração muito grande”, ressalta Maurílio.

A Comenda foi criada em 2005 pela vereadora Crovymara Batalha (PMDB), que percebeu a necessidade da Casa Legislativa homenagear pessoas e instituições que trabalham em prol dos direitos da mulher no município de Ouro Preto. “Eu conheci Beatriz Brandão por intermédio da pesquisadora Cláudia Pereira, que desenvolveu uma tese de mestrado sobre a vida dessa ilustre ouro-pretana”, revelou Crovymara sobre o título da Comenda referenciar uma das primeiras escritoras do Brasil, poetisa que ousou desafiar o rígido sistema patriarcal de seu tempo na Vila Rica do século XVIII.

Essa é a quarta edição do evento, que acontece de dois em dois anos. Vinte personalidades já foram homenageadas pela Câmara Municipal de Ouro Preto com a Comenda Beatriz Brandão.

Anterior Lei Municipal ´Ficha Limpa´ entra em vigor em Ouro Preto