Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara de Ouro Preto forma Comissão para reivindicar continuidade das obras na Matriz de Nossa Senhora de Nazaré

Padre Oldair e o Coordenador de Comunidade Paroquial da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, Wilian Castro, utilizaram a Tribuna da Câmara de Ouro Preto

8-11-12

Problemas com liberação de verba comprometem a restauração da Igreja de Cachoeira do Campo

Durante a Reunião Ordinária da Câmara de Ouro Preto, realizada na quinta-feira (8), o Padre Oldair de Paulo Mateus e o Coordenador de Comunidade da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré de Cachoeira do Campo, Wilian Castro, utilizaram a Tribuna Livre para tornar pública a possível paralisação das obras de recuperação da Igreja.

A Matriz de Cachoeira do Campo, datada do século 18, foi contemplada em 2011 pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC das Cidades Históricas, o qual previa investimento total de R$ 2 milhões, sendo a maior parte do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades via Caixa Econômica Federal, com contrapartida de R$ 200 mil do Município. “A obra de restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré já vem acontecendo há mais ou menos cinco meses e por falta de verba está correndo o risco de ser paralisada”, afirma Pe. Oldair. “Até agora, foi depositado na conta da empresa que está realizando a obra, a Germec Construções cerca de R$ 35 mil apenas”, pontua. Por falta de recursos, a Germec prevê suspensão dos trabalhos. A Igreja está fechada e não realiza celebrações religiosas desde setembro de 2011.

O presidente da Câmara, vereador Maurílio Zacarias (PMDB), nomeou uma Comissão Especial, composta pelos vereadores Flávio Andrade (PV), Regina Braga (PSDB) e Léo Feijoada (PSDB), para reivindicar a continuidade das obras de restauro. A Comissão de Vereadores participou, na tarde da quinta-feira (8), da Manifestação de apoio à causa que aconteceu em frente à Matriz, em Cachoeira do Campo.

Obras – Na mesma Reunião, o plenário do Legislativo recebeu o Secretário Municipal de Obras, Paulo Morais, para esclarecimentos sobre a qualidade das intervenções na Ladeira João de Paiva. Problemas com a obra realizada na via – que dá acesso ao Morro São Sebastião por meio da Rua Nova – têm sido apontados constantemente pelo vereador Luiz Gonzaga (PR) durante as Reuniões da Câmara.

“Não é toda obra que está comprometida, nós estamos com uns três ou quatro pontos em que o calçamento, que é em poliedro, está soltando”, afirmou o Secretário Paulo Morais, segundo o qual a obra, tida como concluída, já teve parte refeita várias vezes pela própria empresa responsável e, em momentos de urgência, pela equipe de manutenção da Prefeitura. “Se for necessário, vamos convocar a empresa, já que a obra está no período de garantia”, conclui Paulo. As obras na Ladeira João de Paiva foram executadas pela empresa Dias & Cruz e recebeu alargamento no trecho de cerca de um metro e meio próximo ao Mirante São Sebastião.

A Comissão Especial nomeada em outubro pelo Presidente da Câmara de Ouro Preto, Maurílio Zacarias – a qual é composta pelos vereadores Luiz Gonzaga, Regina Braga e Maurício Moreira Paquinha (PR) – continuará os trabalhos de fiscalização das obras na Ladeira.

Anterior Agendamento para emissão da Identidade, nesta sexta-feira, será para as próximas duas semanas