Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara Municipal de Ouro Preto realiza 11ª Sessão Solene e encerra atividades de 2021Na última sexta-feira (17), a Câmara Municipal de Ouro Preto realizou a 11ª Sessão Solene de 2021, última atividade do ano, para a entrega dos títulos de Cidadania Honorária e Honra ao Mérito e também da Medalha João Velloso.

A cerimônia aconteceu no Teatro Municipal Casa da Ópera e contou com a presença dos vereadores, agraciados, representantes do executivo municipal,  do Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (IPHAN) e do Museu da Inconfidência.

A Secretária Municipal de Turismo, Maria Margareth Monteiro, que recebeu a medalha João Velloso, falou sobre a criação da Comenda, ressaltando a biografia do patrono da medalha. “João Velloso representa muito para Ouro Preto. Foi ele que, na década de 30, fez o primeiro tombamento municipal. A nossa cidade fala por si só e possui uma história cativante. E é dessa história que faz parte o Doutor João Velloso, a quem eu tenho a honra de carregar o nome do lado esquerdo do meu peito”,disse.

Já o vereador Renato Zoroastro foi um dos agraciados com o diploma de Cidadania Honorária, concedido pelo vereador Kuruzu. Em seu momento de fala, Zoroastro destacou a importância do título. “Cheguei em Ouro Preto com cinco anos de idade, ano que vem faz 40 anos que estou aqui nessa cidade. Foi aqui onde cresci, estudei, me formei, casei, foi a cidade que escolhi para morar, para viver. Nasci em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, mas sempre quando me perguntavam eu respondia que era ouro-pretano de coração. E agora, eu posso falar, de fato, sou ouro-pretano devido a esse título de cidadania honorária”, falou.

O vereador Luiz Gonzaga do Morro, presidente da Casa Legislativa, disse estar honrado em poder homenagear pessoas e entidades importantes para a preservação, engrandecimento e desenvolvimento da cidade. “É com muita satisfação que a Casa do Povo concede as homenagens da Medalha João Velloso e os Títulos de Cidadania Honorária e Honra ao Mérito. Nós, como representantes do povo ouro-pretano, nos sentimos muito honrados em poder homenagear essas pessoas e entidades que tanto trabalham em prol do futuro de Ouro Preto e de sua população. Por isso, devemos reconhecer suas ações e deixá-las registradas”, ressaltou.

Homenageados
Medalha João Velloso
Com a medalha:

• Geraldo Roque Fernandes;
  • Mina du Veloso;
  • Maria Agripina Neves;
  • Maria Margareth Monteiro;
  • Sociedade Musical Santa Cecília de Rodrigo Silva;

Hors concours:

• Mário dos Santos Ansaloni;
  • Zaqueu Astoni Moreira;
  • Alda Gualberto Teixeira;
  • José Rosa Ferreira (in memorian);
  • Padre Edmar José da Silva;

Cidadão Honorário
Homenageado – vereador autor:

• Áderson Antonio de Paulo – Lilian França
  • Angelo Ferreira dos Santos- Júlio Gori
  • Antonio Simões Neto-  Alessandro Sandrinho
  • Cristóvam Paes de Oliveira- Luiz Gonzaga do Morro
  • Flávio Jordão Hamacher- Renato Zoroastro
  • Jacques Gabriel Alvares Horta- Naércio Ferreira
  • Kierley Sebastião da Silva- Vantuir Silva
  • Leandro Leonardo de Assis Moreira- Alex Brito
  • Márcio Gustavo Guerra de Toledo- Vander Leitoa
  • Mirian Vieira Guimarães Dutra- Zé do Binga