LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

Câmara Municipal realiza segunda sessão da CPI de investigação da Saneouro

Câmara Municipal realiza segunda sessão da CPI de investigação da Saneouro

Câmara Municipal de Ouro Preto - Câmara Municipal realiza segunda sessão da CPI de investigação da Saneouro

A Câmara Municipal de Ouro Preto realizou, nesta segunda-feira (14), a 2ª Reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), nomeada pela Portaria Nº 36/2021 para apurar e investigar o processo licitatório e o contrato de concessão da empresa Saneouro. Diversas deliberações necessárias para a continuação dos trabalhos foram discutidas e aprovadas.

Os membros da CPI aprovaram o envio de ofício ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) informando sobre existência da CPI, conforme consta nos trâmites jurídicos.

Outro ponto abordado pelos parlamentares foi a necessidade de suspender, durante o curso da investigação, a hidrometração das residências,  tanto na sede, como nos distritos.

Neste sentido, foram encaminhados dois requerimentos, sendo o primeiro ao poder executivo, para que se estude a viabilidade jurídica para suspensão da instalação dos hidrômetros, e o segundo encaminhado à própria Saneouro, também para tratar da questão da suspensão da instalação dos medidores.

Também foi requerido pelos membros da Comissão, o agrupamento de todos os documentos relacionados à Saneouro, protocolados desde a última gestão até o momento, para que possam ser estudados e averiguados durante o processo.

Explanação técnica introdutória

Diante da necessidade do parecer de um especialista em saneamento básico na investigação, na sessão, foi aprovado também o requerimento convidando o professor Jorge Adílio Penna, a participar da próxima sessão, para que seja feita uma explicação técnica introdutória sobre o marco regulatório de saneamento, sobre lei de concessão e entre outros assuntos relacionados à vinda da Saneouro para município.

Para o vereador Matheus Pacheco (PV), presidente da CPI, a introdução técnica do professor é muito importante para o andamento da apuração. “O professor Jorge Adílio esbanja competência para falar do assunto, tendo em vista sua vasta experiência em engenharia hidráulica e saneamento. Sua avaliação será muito importante para o andamento dessa CPI, pois uma análise técnica introdutória, no que tange às ações da Saneouro em Ouro Preto, é imprescindível para que possamos apurar de fato o impacto da empresa”, ressaltou.

Próxima sessão

A 3ª Reunião da CPI será realizada na próxima quinta-feira (17), às 15h. A sessão será transmitida ao vivo pelo Facebook e Youtube da CMOP
 

Anterior Câmara de Ouro Preto promoverá Audiência Pública de prestação de contas da Prefeitura Municipal

Deixe O Seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.