Na terça-feira, Legislativo entrega Medalha João Velloso

Na próxima terça-feira, 11, às 19h, a Câmara de Ouro Preto realiza a sessão solene de entrega da Medalha João Velloso, condecoração do Legislativo que homenageia pessoas e entidades que se destacam pelo trabalho a favor da preservação e da recuperação do patrimônio histórico e natural do Município.

Confira os agraciados.
Este ano serão agraciados Gélcio Fortes: , diretor do Museu Casa Guignard; José Donato Lessa; Jésus Eduardo Florentino; José Jorcelino do Patrono, pioneiro no artesanato em pedra-sabão; o Projeto Museu Aberto – Cidade Viva, que realizou um trabalho de levantamento de dados e identificação das residências ouropretanas de valor histórico; Ângela Gutierrez, presidente do Instituto Flávio Gutierrez, responsável pela implantação e gestão do Museu do Oratório; a Apaop, Associação de Proteção Ambiental de Ouro Preto; o Programa Monumenta do Ministério da Cultura, que conjuga investimentos para a recuperação e preservação do patrimônio histórico aliadas ao desenvolvimento econômico e social e é responsável pela restaurações como a da Casa de Gonzaga e a do Folclore, do Teatro Municipal e pela construção do Horto Botânico do Vale dos Contos; o Programa Monumentos da Novelis, que direciona recursos para a preservação do patrimônio histórico e cultural de Ouro Preto e Mariana;

João Velloso

João Batista Ferreira Velloso, personalidade que dá nome à medalha, é considerado uma das figuras mais importantes da história de Ouro Preto. Nascido em 1860, foi médico e professor da Escola de Farmácia, além de vereador, presidente da Câmara e prefeito, cargo onde se destacou pelo pioneirismo na implantação de leis de proteção ao patrimônio histórico.

Em 1931, João Velloso promulgou um decreto proibindo a construção, no perímetro urbano, de prédios e edifícios em desacordo como o estilo colonial da cidade. Seus esforços foram coroados em 1933, com a assinatura, pelo presidente Getúlio Vargas, do decreto que elevou Ouro Preto a Patrimônio Nacional.

Anterior Audiência discutiu problemas do Carnaval