Câmara Municipal de Ouro Preto - Palestras sobre Violência Contra a Mulher abrem o Parlamento Jovem 2018 em Ouro PretoO Parlamento Jovem inicia as atividades no município de Ouro Preto com palestras sobre “Violência Contra a Mulher”, tema proposto para o projeto em 2018. O ato aconteceu na tarde da última quarta-feira (14), no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença dos 52 jovens participantes.

A 15ª edição estadual tem a temática principal indicada por alunos ouro-pretanos que participaram da iniciativa no ano anterior, sendo que essa é a oitava vez que Ouro Preto participa. A abertura dos trabalhos contou com palestra ministrada por Luiza Drummond, delegada de Polícia Civil em Belo Horizonte. “Foi uma oportunidade de conscientizar a população e trazê-la para perto causa. Principalmente esses jovens, que podem apresentar um projeto de iniciativa popular e trazer resultados sociais maravilhosos”, afirmou. Em seguida, outra palestra foi conduzida por Flávia Máximo, professora do curso de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto, que apresentou vídeos e as várias formas como acontece a violência contra as mulheres.

Presente na mesa de abertura, o vereador Chiquinho de Assis (PV) destacou que “uma juventude politizada compreende a importância da igualdade e do combate a violência”. Já Gabriel Neme, coordenador do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), órgão responsável pela condução do Parlamento Jovem pela Câmara Municipal, ressaltou que “é satisfatório ver o engajamento dos jovens e o destaque que nossa cidade vem tendo dentro do projeto por meio dos debates e apresentação de propostas atuais e bem formuladas”.

O Parlamento Jovem é uma ação da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas, a Câmara Municipal de Ouro Preto e o Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). O objetivo é proporcionar aos jovens estudantes um espaço para reflexão sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e Estadual dentro das políticas públicas em prol da mulher.

Anterior Parlamento Jovem 2018 promove aula inaugural