Parlamento Jovem 2017 realiza Plenária Municipal em Ouro Preto

Câmara Municipal de Ouro Preto - Parlamento Jovem 2017 realiza Plenária Municipal em Ouro PretoA Câmara Municipal de Ouro Preto sediou a primeira Plenária Municipal do Parlamento Jovem 2017. A solenidade aconteceu na última sexta-feira (9), no Plenário do Executivo e contou com a participação de 30 alunos, representantes da Ufop e servidores do Centro de Atendimento ao Cidadão.

“Hoje cumprimos uma etapa do calendário letivo proposto pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que é parceira nesse projeto. Atingimos nosso objetivo, tanto na participação dos jovens como no engajamento das escolas e na elaboração de propostas. Isso mostra não apenas a relação próxima da Câmara com o cidadão ouro-pretano, mas enfatiza o tema proposto para esse ano”, sublinhou Gabriel Neme, coordenador do CAC.

Com a temática central “Políticas Públicas nas Escolas”, alunos do ensino médio do município debateram e aprenderam como elaborar propostas que norteiam o assunto proposto para a edição deste ano. “É uma experiência proveitosa e que levarei pra vida. Em 2015, eu fiz parte da iniciativa, mas tinha um pouco de vergonha. Em 2016, já fiquei mais à vontade e agora, este ano, fui eleito presidente da Plenária. O que eu tenho a dizer para todos é que participem das próximas edições, pois aqui podemos elaborar uma ideia de lei para todo o Estado”, salientou Richard Braga, aluno da Escola Estadual de Ensino Médio de Amarantina.

Na mesma linha, a jovem Sandy Aparecida Rodrigues relatou a alegria de participar: “Estava muito ansiosa para o início das atividades e achei muito legal o que aprendi aqui. Agora, já estou na expectativa para participar do encontro regional”, disse Sandy, que participa pela primeira vez do projeto e também é aluna da Escola Estadual de Ensino Médio de Amarantina.

O programa de formação política teve início em 31 de março, realizou a etapa municipal no dia 9 de junho e agora irá para a encontro regional no próximo mês, em Belo Horizonte. Os jovens de Ouro Preto se reunirão com os representantes de BH, Curvelo e Betim, quando serão eleitos os representantes regionais para participarem da etapa estadual com data a definir.

O Parlamento Jovem é uma ação da Câmara Municipal de Ouro Preto em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e a PUC Minas. O objetivo é proporcionar aos jovens um espaço para reflexão sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e Estadual.

Anterior Distribuição de medicamentos no município gera debate na Câmara de Ouro Preto