Parlamento Jovem de Ouro Preto 2012 promove Plenária Municipal

Câmara Municipal de Ouro Preto - Parlamento Jovem de Ouro Preto 2012 promove Plenária Municipal

Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Ouro Preto – edição 2012

Votação das propostas que serão apresentadas na ALMG

Integrantes do Parlamento Jovem de Ouro Preto 2012 reunidos no plenário da Câmara Municipal

Coordenação do Parlamento Jovem de Ouro Preto e os sete integrantes que irão à Plenária Final na ALMG

28-5-12

Na tarde da última segunda-feira (28), os integrantes do Parlamento Jovem de Ouro Preto priorizaram três propostas dentre as 14 debatidas e votadas durante a Plenária Municipal realizada na Câmara de Ouro Preto. As proposições serão discutidas junto a outras propostas de estudantes dos municípios que fazem parte do Parlamento Jovem de Minas 2012, na Plenária Final que acontecerá na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no dia 29 de junho.

Um Documento Final, composto pelas propostas dos estudantes para o Poder Público e com ações sobre “Educação Cidadã” – tema trabalhado pelo Projeto neste ano – será votado no próximo mês e enviado para a Comissão de Participação Popular da ALMG, para análise e possível encaminhamento ao Governo do Estado.

“A Plenária Municipal aconteceu de forma bem democrática e os alunos priorizaram uma proposta de cada um dos três subtemas que norteiam a edição 2012 do Projeto”, informou a coordenadora do Parlamento Jovem de Ouro Preto, Rigeli Mapa. Durante o encontro, também foram definidos os sete estudantes que irão representar o município na Plenária Final, em Belo Horizonte. Foram escolhidos, por meio de votação, alunos de todas as escolas que estão participando do Projeto: Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade, Escola Estadual Dom Pedro II, Escola Estadual José Leandro (de Santa Rita) e Escola Estadual Padre Afonso de Lemos (Cachoeira do Campo). A integrante do Parlamento Jovem, Rafaela Porfírio, faz parte da Comissão que irá à Plenária Final e tem grandes expectativas para o dia. “Pretendo defender as melhores propostas e, principalmente, as nossas aqui de Ouro Preto”, destaca a aluna da E. E. Dom Pedro II.

O Parlamento Jovem de Ouro Preto é uma ação do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal, em parceria com a Escola do Legislativo da ALMG e com o Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Confira as propostas selecionadas pelo Parlamento Jovem de Ouro Preto – edição 2012:

Subtema 1: Participação Coletiva no espaço da Escola
Proposta: Inclusão nas matérias de Sociologia e História do currículo escolar, o tema “Política”. As escolas devem promover, a cada trimestre, palestras, feiras, oficinas, visitas técnicas, a partir do 1º ano do Ensino Médio, com a finalidade de sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar, buscando formar cidadãos conscientes da importância da sua participação no contexto político e na sociedade em que estão inseridos.

Subtema 2: Função das Redes Virtuais na Formação Cidadã
Proposta: Inserir obrigatoriamente na grade curricular – a partir do 5° ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio de escolas públicas – aulas de informática, nas quais devem ser ensinadas formas adequadas de fazer pesquisas, trabalhos escolares, e utilização de sites educativos e das normas da ABNT; proporcionando, assim, a inclusão digital.

Subtema 3: Diversidade Cultural: Sexualidade, Gênero e Etnia

Proposta: Realização de atividades extra-classe, que promovam um aprofundamento a respeito das diversidades étnicas e sexuais, por intermédio de cartilhas, curtas-metragens, eventos, feiras, etc; enfatizando que existem diversas culturas com formas genuínas de encarar o mundo e viver humanamente.

Anterior Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Ouro Preto será nesta segunda-feira, dia 28