Parlamento Jovem e Vereador Estudante realizaram plenária coletiva

Câmara Municipal de Ouro Preto - Parlamento Jovem e Vereador Estudante realizaram plenária coletivaAlunos do Parlamento Jovem e Vereador Estudante participaram de plenária conjunta na última quinta-feira (10), na Câmara Municipal de Ouro Preto. Ambos projetos deram segmento a suas respectivas programações e houve interação entre os dois grupos.

Das duas vagas com direito a voto na plenária do polo, o Parlamento Jovem decidiu que uma das será preenchida pelo jovem Richard Braian Souza da Silva, da Escola Municipal de Ensino Médio de Amarantina. “O encontro de hoje foi uma oportunidade de integração entre os jovens e conseguimos definir os subtemas a serem apresentados na etapa do polo estadual no próximo dia 23, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, onde iremos nos reunir com os representantes de BH, Curvelo e Betim. O representante que ocupará a segunda vaga destinada a Ouro Preto será definido após essa etapa”, frisou Gabriel Neme, coordenador do Centro de Atendimento ao Cidadão que é responsável pela iniciativa em Ouro Preto.

“Antes de participar do Parlamento Jovem, eu não tinha a mínima noção de como funcionava a política e como exercê-la. Agora, eu aprendi sobre os três poderes no Brasil e que política não está somente na Câmara, mas sim em qualquer momento de convívio social. Temos projetos incríveis, e estou na expectativa que eles sejam aprovados na etapa do polo. A reunião com os colegas do  Vereador Estudante foi uma oportunidade de mostrar que nós temos boas ideias”, salientou Isaías de Souza Araújo, aluno da Escola Estadual de Ensino Médio de Amarantina.

Já o Vereador Estudante deu segmento ao cronograma com a realização da 2ª reunião ordinária do projeto com debate e votação das primeiras indicações. Trata-se de proposições nas quais os jovens parlamentares indicarão os vereadores titulares a necessidade de reparos ou melhorias em localidades ou serviços públicos. A reunião coletiva foi algo que, segundo Pedro Rodrigues, coordenador do projeto, impulsionou o debate. “Foi uma ideia que surgiu da necessidade de realizar uma plenária em conjunto, e o resultado foi gratificante, pois, ambos os grupos conhecem as atividades do outro e, assim, aumentaram o interesse e esclareceram dúvidas quanto ao real papel do legislador e condução dos trabalhos”. O próximo encontro ocorrerá dia 31, quando será realizada a terceira reunião ordinária.

“Tem sido muito bacana e tenho agregado bastante conhecimento, refletindo sobre os diversos assuntos abordados e foi bem proveitoso, pois, tivemos a oportunidade e conhecer os colegas do outro projeto e conhecer um pouquinho do trabalho deles, o que foi construtivo para nós, porque o projeto em si tem semelhanças com o nosso”, destacou Ana Clara Simplício Filho, aluna da Escola Estadual Dom Veloso, na sede do município, e participante do Vereador Estudante.

A Câmara Municipal de Ouro Preto tem, através do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), buscado cada vez mais priorizar o engajamento da juventude na política e no conhecimento da prática legislativa.

Anterior Câmara promove encontro entre alunos do Parlamento Jovem e Vereador Estudante