Parlamento Jovem visita Parque Horto dos Contos

Alunos do Parlamento Jovem participaram de palestra

Valorizar o patrimônio dos cidadãos ouro-pretanos foi o tema central da visita realizada pelo Parlamento Jovem ao Parque Horto dos Contos, na tarde dessa quarta-feira (25). Acompanhados por três monitores, os jovens do programa da Câmara de Ouro Preto receberam explicações sobre a história e a diversidade da flora e da fauna do local.

Os membros participaram, ainda, da I Feira Cultural do Livro de Ouro Preto, debatendo sobre Educação Patrimonial na cidade onde vivem. Ministrada por Genivaldo dos Santos Florentino, a oficina sobre o assunto chamou a atenção dos jovens presentes, alertando-os acerca do papel fundamental que exercem na valorização do patrimônio histórico e cultural de Ouro Preto.

A aluna da Escola Estadual Dom Pedro II Raquel Alves Lopes, 17 anos, ressaltou a importância da experiência proporcionada pela iniciativa. “É através do Parlamento Jovem e da visita ao horto que a gente aprende a valorizar as riquezas de Ouro Preto, conhecendo nossa cidade para mostrá-la ao mundo. Nós moradores não somos apenas cidadãos, mas também fazemos parte da história do município”, enfatizou.

Segundo a diretora de Meio Ambiente de Ouro Preto, Maria das Graças de Melo Ferreira (Filinha), essa é a intenção de levar os jovens do programa até o Horto dos Contos. “Com a oficina de Educação Patrimonial, os alunos desenvolvem um outro olhar sobre o patrimônio em que estão inseridos e podem contribuir para a preservação do meio ambiente que compõe as atrações turísticas de Ouro Preto. Em parceria com a Biblioteca Pública, os jovens podem participar da I Feira Cultural do Livro e refletirem sobre a importância de conservação de áreas como a desse parque”, apontou Filinha.

“O objetivo do Parlamento Jovem é oferecer aos participantes um espaço de discussão, de troca de ideias. Ao trazê-los até o Parque Horto dos Contos, buscamos mais que um momento de lazer, um ambiente de reflexão. Nesta edição, a discussão do Parlamento Jovem é sobre questão ambiental e dos resíduos sólidos. Por meio dessa visita, os jovens puderam ver a importância de se preservar o meio ambiente”, concluiu a coordenadora do Parlamento Jovem da Câmara de Ouro Preto,Mariana Andrade.

Sobre o Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem é um programa de formação política, que objetiva proporcionar aos jovens um espaço para reflexão sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e Estadual. O projeto visa, ainda, a incentivar o envolvimento dos estudantes em situações práticas de pesquisa e debate no contexto político. A iniciativa é uma ação da Câmara Municipal de Ouro Preto em parceria com o Núcleo de Direitos Humanos, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e a Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Câmara Municipal de Ouro Preto - Parlamento Jovem visita Parque Horto dos Contos

Anterior Vereadores analisam regulamentação da Guarda Municipal