Segundo Mendes, “é um ato pra valorizar a nossa educação e o grande educador Paulo Freire. Em 2012, o Congresso Federal o homenageou tornando-o Patrono da Educação Brasileira. É um dos autores mais lidos no mundo e é referência de grande educador do Brasil. Então, nada melhor do que poder homenageá-lo também em Ouro Preto no dia de seu aniversário”.
Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife, sendo uma referência mundial como educador, pedagogo e filósofo. Ele faleceu em 1997. Agora, o projeto de lei segue para ser sancionado pelo prefeito Júlio Pimenta. Além disso, no dia 19 de setembro, também será realizada uma audiência pública para discutir ações ligadas à educação no município. A reunião será às 18h, no Plenário do Legislativo, e aberta a toda a população.
Setembro Amarelo
Neste mês, também é celebrado nacionalmente o chamado Setembro Amarelo, que visa a conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio. Para garantir a inclusão da data no Calendário Oficial de Eventos do Município de Ouro Preto, foi criada a lei nº1085, de 26 de abril de 2018.
A autora da lei, vereadora Regina Braga (PSDB), explica sobre a proposta: “Ainda há um tabu muito grande com esse tema. É um assunto doído e sofrido, mas que a gente precisa falar a respeito. Os índices de suicídios e de tentativas de suicídio são enormes em Ouro Preto. É um assunto que a gente tem que tratar com cuidado e responsabilidade”.