
A Audiência Pública de prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde foi realizada no Plenário da Câmara de Ouro Preto, na última quarta-feira (11). Durante a reunião, foram apresentados os gastos e as ações executadas pela pasta no segundo trimestre de 2010 – referente aos meses de abril, maio e junho.
O vereador Flávio Andrade (PV) destacou a importância das prestações de contas. “As audiências são obrigatórias por lei federal. A cada três meses, o gestor da saúde do município deve apresentar o que foi realizado no período. Considero esses encontros um passo fundamental para a nossa cidadania”, salientou. O vereador lamenta a pouca participação da população ouro-pretana nessas reuniões. “Criticar é fácil, mas é preciso que as pessoas se informem sobre o que está sendo feito no município, como o dinheiro está sendo gasto e investido na saúde”, avaliou.
De acordo com o secretário de Saúde Ariosvaldo Figueiredo, a pasta ampliou o número de atendimentos. “Conseguimos aumentar a oferta de consultas com especialistas, principalmente de oftalmologia, dermatologia, e neurologia, que eram as nossas maiores dificuldades no mesmo período de 2009”, garantiu. O secretário explicou que 2009 não foi um ano vantajoso para a saúde, “devido aos vários pedidos de demissão de nossos especialistas. Somente a partir deste segundo trimestre de 2010 conseguimos preencher as vagas e alcançarmos resultados positivos”, concluiu.
A Secretaria Municipal de Saúde investiu cerca de R$8 milhões no segundo trimestre de 2010. Das consultas especializadas, foram disponibilizadas 444 de oftalmologia, 160 de dermatologia e 120 de neurologia.