Câmara Municipal de Ouro Preto - Vereadores debatem com coordenadores da CineOP e Secretário de Turismo sobre patrocínio municipal à Mostra

Secretário Jarbas Avelar participou da reunião da Câmara junto aos coordenadores da CineOP

15/04/2014

Durante a reunião da Câmara do dia 15 de abril, os coordenadores da Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP), Quintino Vargas e Raquel Hallak, participaram da Tribuna Livre junto ao Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Jarbas Avelar, para prestar esclarecimentos sobre o evento realizado pela Universo Produção há oito anos em Ouro Preto.

A 9ª edição da CineOP está agendada para ocorrer entre 28 de maio a 2 de junho deste ano. Entre as novidades, a Mostra pretende levar atividades a três bairros da cidade, os quais ainda serão selecionados. Aedição de 2014 já conta com o patrocínio do BNDES, Cemig e Eletrobras e a coordenação busca mais recursos para garantir sua execução, entre eles, o pleito de R$ 200 mil à Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

O aporte financeiro municipal destinado ao evento em 2011 foi R$ 70 mil; em 2012, R$ 60 mil; e em 2013, R$ 200 mil. “Em decorrência da polêmica acerca dos recursos que foram cedidos no ano passado pela Prefeitura ao CineOP, levamos o ofício do CineOP ao Prefeito ao e ele irá resolver o valor que irá destinar”, afirma o Secretário Jarbas Avelar.

Segundo o secretário, o alcance e o retorno financeiro do evento para Ouro Preto foi demonstrado aos parlamentares. Foram quase R$ 3 milhões retornados para Ouro Preto em decorrência do investimento do Município de R$ 200 mil em 2013 receber a solicitação de patrocínio para o evento deste ano”.

“A prestação de contas da CineOP demonstra que os coordenadores querem trazer a transparência. A mostra traz uma benfeitoria muito grande para Ouro Preto, fico maravilhado ao ver dezenas de pessoas sentadas na Praça Tiradentes vendo o cinema brasileiro”, avalia o vereador Dentinho da Rádio (PT). “Os hotéis ficam cheios e os restaurantes recebem pessoas que participam do evento”, destaca o parlamentar.

Portal de Turismo para Santa Rita – O presidente da Câmara, Léo Feijoada (PSDB), reconheceu a relevância do evento para a cidade, no entanto questiona o recurso municipal destinado à CineOP. O parlamentar acredita que há ações prioritárias, entre elas, ele defende a criação de um Portal do Turismo no trevo de acesso à Santa Rita que indique e fomente a atividade dos artesãos do distrito. “A CineOP é bem-vinda à Ouro Preto, mas precisa capitar recurso da iniciativa privada. Não é do dia para a noite que ‘cai’ R$200 mil nos cofres públicos”, aponta. “Santa Rita é o berço da pedra-sabão, por que a Prefeitura não faz um investimento de R$400 mil para os artesãos que estão tendo dificuldade para expor e vender sem auxílio do Município?”, exemplifica o vereador ao fazer um comparativo com o valor destinado à Mostraem2013 somado ao valor pleiteado neste ano.

Anterior Vereadores recebem Secretário de Educação e comemoram retomada das atividades da creche de Amarantina