Câmara Municipal de Ouro Preto - Vereadores pedem informações sobre vacinação contra sarampo e poliomielite em Ouro PretoDurante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto dessa terça-feira (7), os vereadores discutiram sobre a conscientização da vacinação contra o sarampo e a poliomielite. O debate foi originado pelo requerimento nº 215/18, do vereador Chiquinho de Assis (PV), que solicita à Secretaria Municipal de Saúde informações sobre a vacinação no município.

Para Chiquinho de Assis, “estamos vendo, nacionalmente, uma preocupação muito grande com essas duas doenças [poliomielite e sarampo] e a importância da vacinação. Não queremos criar um alarde na cidade, o que eu estou cobrando do município é um maior esclarecimento para que não gere preocupação nos pais, principalmente, nos distritos, onde as pessoas têm mais dificuldade de acesso às questões de saúde”.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo vai até o dia 31 de agosto, já o Dia D de mobilização nacional será em 18 de agosto. De acordo com informações do Ministério da Saúde, a meta é vacinar, pelo menos, 95% das 11,2 milhões de crianças dessa faixa etária e diminuir a possibilidade de retorno da pólio e ressurgimento do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil.

O vereador Alysson Gugu (PPS) ressaltou que os pais das crianças dentro da faixa etária da campanha (1 a 5 anos) “têm que procurar um posto de saúde, pois as vacinas estão disponíveis. A população pode ficar tranquila, pois não tem nenhum surto dessas doenças na nossa região”.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente a vacina, que está disponível em todos os postos de saúde de Ouro Preto. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, contra a poliomielite devem ser vacinadas crianças de 1 até 5 anos, independentemente de quantas doses já tomou. Contra o sarampo, por sua vez, devem ser vacinadas crianças de 1 até 5 anos (independentemente de quantas doses já tomou) e adultos até 49 anos que nunca tiverem se vacinado contra a doença. Para mais informações, ligue para a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do telefone (31) 3559-3280.

Anterior Câmara de Ouro Preto retorna com as reuniões ordinárias